Fórmula 1 poderia usar mais grama e cascalho nas áreas de escape

terça-feira, 31 de outubro de 2017 às 12:30

Áreas de escape

A Fórmula 1 poderia usar mais áreas de escape de grama e cascalho em novos circuitos em resposta a queixas dos pilotos sobre penalidades por abuso de limites de pista.

Durante a reunião dos pilotos antes do GP do México, Romain Grosjean reclamou da substituição das áreas de escape de grama e cascalho por asfalto. “A curva ‘Spoon’ [em Suzuka] sendo de grama sintética e asfalto é um pouco menos sexy do que era”, disse o piloto da Haas, que instou a F1 a reconsiderar usando grama ou cascalho.

“Eu acho que é algo que podemos analisar”, disse Charlie Whiting, diretor de corrida. “Ao projetar novos circuitos agora, penso que devemos pensar cuidadosamente sobre a imposição de limites de pista que nunca foi um grande problema no passado”.

No entanto, Whiting expressou reservas quanto à substituição das áreas de escape de asfalto existentes.

“Eu sei que você falou ontem sobre voltar a grama ou cascalho”, disse ele na reunião de sexta-feira, “mas, honestamente, eu realmente não acho que seja uma opção”.

“Os circuitos não são projetados para isso e todos conhecemos as falhas dessas duas coisas. A grama fica desgastada e os circuitos nunca podem mantê-la em boas condições, e o cascalho espalha por toda a pista”.

“Quando fizemos toda a pesquisa sobre os dados de acidentes em meados dos anos noventa, analisamos tudo que ocorreu e a conclusão que foi que o asfalto era duas vezes melhor em frear um carro em termos muito amplos. É por isso que começamos com as áreas de escape de asfalto”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.