Formula 1 ou Formula Motor?

domingo, 16 de março de 2014 às 2:30

Niki Lauda

A Formula 1 pode agora ser chamada de uma “fórmula de motores”, pelo menos na fase inicial de 2014, de acordo com Niki Lauda. As equipes que utilizam os novos propulsores V6 turbo da Mercedes vem obtendo os melhores resultados nos testes e treinos já realizados, tendo vantagem sobre as rivais de Ferrari e Renault.

“Para as primeiras cinco corridas não vamos ver uma F1, mas uma fórmula motor”, disse o presidente da Mercedes ao jornal Kleine Zeitung. “Somente a partir da sexta ou sétima corrida teremos os pilotos novamente guiando (como antes)”.

O que ele quer dizer é que os pilotos já estão trabalhando muito sob o controle dos engenheiros, que estão monitorando cuidadosamente os níveis de consumo de combustível e as taxas de recarga da bateria. “Você não pode sobrecarregar (as baterias), nem descarregar”, opinou Lauda . “Nem muito devagar, nem muito rápido”.

Segundo o austríaco o foco maior nos treinos não está mais na configuração do carro, mas em cálculos cuidadosos para determinar como a corrida de domingo pode ser executada com apenas 100 kg de combustível. “Sem engenheiros não há pilotagem no momento”, completou ele.

Jenson Button (McLaren), o piloto mais experiente do grid, que já fez toda a transição dos motores V10 para os V8 e agora V6, afirmou: “Você é mais um engenheiro do que um piloto hoje em dia. Mas essa é a realidade. Não é a minha época favorita e eu tenho medo de que as corridas não sejam emocionantes, mas não estamos voltando para os V10”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.