Formula 1 marca 12 datas para corridas em 2020!

quarta-feira, 13 de maio de 2020 às 16:16

GP da Áustria

A Formula 1 parece mesmo que vai começar a temporada com duas corridas na Áustria e duas em Silverstone, como um calendário provisório da categoria de suporte que sugere uma etapa europeia condensada de 2020.

A Autosport publicou que as equipes de F2 e F3 da FIA receberam um esboço de calendário provisório em uma reunião on-line na segunda-feira desta semana – com todas as rodadas em apoio à F1.

Além disso, como já publicado semanas atrás no Autoracing, o calendário provisório começa com os duas corridas no Red Bull Ring nos fins de semana de 5 e 12 de julho, seguidos de mais duas em Silverstone no último fim de semana de julho e primeiro fim de semana de agosto.

E logo na semana seguinte teríamos o GP da Alemanha em Hockenheim ou o GP da Espanha em Barcelona, pois não se sabe ainda em qual dessas pistas será possível realizar uma corrida, mesmo a portas fechadas.

As duas rodadas da Áustria e da Inglaterra seriam sem a presença de fãs.

Depois teríamos mais três finais de semana consecutivos composto por corridas em Hungaroring, Spa-Francorchamps e Monza, previstos para o final de agosto e o início de setembro, antes da F2 seguir com a F1 para Baku e Sochi.

Qualquer corrida na Hungria seria realizada a portas fechadas, já que o governo impôs restrições a aglomerações – enquanto a Bélgica está atualmente sob uma decisão semelhante.

No entanto, rumores sugerem que Spa poderia ser transferido para uma data posterior a 13 de setembro, o que poderia atrasar as rodadas de Baku e Sochi divulgadas nas semanas seguintes.

As duas categorias de acesso se reúnem no Oriente Médio em dezembro, já que a F1 deve terminar a temporada de 2020 com corridas no Bahrain e Abu Dhabi.

Também há especulações de uma segunda corrida no Bahrain.

Como resultado, o GP de Macau parece perder o status de vitrine da FIA de F3 no final da temporada devido às mudanças impostas pelo coronavírus.

Como no ano passado, a temporada do campeonato da F3 estava programada para terminar com o GP da Rússia no final de setembro, dando tempo de sobra para se preparar para o GP de Macau, que não contaria para campeonato, em 22 de novembro.

Mas a interrupção da temporada européia significa que a F3 provavelmente apoiará os GPs do Bahrain e Abu Dhabi em supostas datas em dezembro.

Os meios de comunicação de Macau já informaram que isso significaria que o evento contaria pontos no campeonato, mas fontes da Autosport disseram que esse não será o caso.

Os regulamentos esportivos do Campeonato da F3 estipulam as segundas corridas de grid invertido, o que comprometeria completamente o formato de Macau, além de impedir que as equipes realizem acordos pontuais com pilotos de outras categorias.

O fato de Macau não ser o evento de final da temporada não representa necessariamente mais nenhum desafio logístico para as equipes, já que o evento de 2019 – o primeiro a ser disputado pelos novos carros da FIA F3 – foi imediatamente seguido pelo teste de Abu Dhabi.

Isso manteria o cronograma da F2 nas 12 rodadas pretendidas e aumentaria a F3 de nove para 10 eventos – embora os regulamentos da F3 estipulem que é categoria de nove rodadas, com a incapacidade de continuar os testes oficiais da pré-temporada sendo compensada pela data extra.

A F2 exige um mínimo de 10 rodadas para manter seu status de campeonato.

O Brasil, previsivelmente por causa do coronavírus, está fora do calendário deste ano, pelo menos até agora.

A Autosport publicou que o calendário de suporte provisório apresentado às equipes é o seguinte:

4-5 de julho Red Bull Ring
11-12 julho Red Bull Ring
25-26 de julho Silverstone
1-2 de agosto Silverstone
8-9 de agosto Hockenheim ou Barcelona
22-23 de agosto Hungaroring
29-30 agosto Spa
5-6 de setembro Monza
19-20 de setembro Baku (somente F2)
26-27 de setembro Sochi (somente F2)
5-6 de dezembro Bahrain
12-13 de dezembro Yas Marina

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.