Formula 1 mais perto dos motores de 1000 hp

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015 às 0:36
motor-bmw-m12-1986

Motor BMW turbo de 1986 tinha cerca de 1400 hp em treinos

De acordo com a revista inglesa Autosport, a Formula 1 ficou um pouco mais perto do retorno dos motores de 1000 hp turbo, após uma reunião em Genebra esta semana de figuras-chave para discutir as futuras regras.

Como parte de uma iniciativa do Grupo de Estratégia da F1 para deixar os carros mais desafiadores, foi pedido aos chefes de motores da F1 para se reunirem esta semana para discutirem maneiras de aumentar a potência dos carros.

A crença é que pela elevação de potência do motor para pouco mais de 1000 hp – que provou ser tão espetacular no passado -, os carros de F1 ficarão mais difíceis de conduzir e mais atraentes para os fãs.

As discussões entre o Grupo de Trabalho de Motores e a FIA foram positivas, embora seja improvável que qualquer uma das possíveis alterações entre em vigor antes de 2017.

No entanto, existe a crença de que o alvo de 1000 hp possa ser alcançado sem a necessidade de uma reformulação total dos atuais motores V6 turbo, o que seria muito caro.

Em vez disso, um aumento da taxa do fluxo de combustível, rotações mais altas, pequenos ajustes no desenho, além de aumentar a quantidade máxima de combustível para mais de 100 kg, seria o suficiente para os motores atuais chegarem no alvo de 1000 hp.

Uma questão que o pessoal dos motores quer saber dos chefes de equipe é se a prioridade é somente para aumentar a potência, ou se o ronco do motor deve ser um fator a ser considerado também.

As alterações nos motores também poderão caminhar lado a lado com ajustes nas regras dos carros de F1 para deixá-los mais rápidos e mais difíceis de pilotar.

A FIA já está discutindo com as equipes a possibilidade de intensificar o downforce, rodas maiores e carros com aparência mais agressiva já para 2016.

Os fabricantes de motores também discutiram formas de tornar os motores atuais mais baratos, em meio a preocupações de que os altos custos das unidades de potência estão ferindo as equipes menores.

Uma idéia que ganhou força é uma padronização de alguns sistemas auxiliares que cercam o motor V6 atual – como os sistemas de recuperação de energia.

 

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.