Fórmula 1: em Interlagos, a emoção da Porsche GT3 Cup antes da largada do GP do Brasil

domingo, 20 de novembro de 2011 às 12:22

gt3cup11-constantino-350Pelo sétimo ano consecutivo, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil estará presente no GP do Brasil de Fórmula 1, em 27 de novembro. No domingo, antes da largada da F1, os espectadores que estiverem em Interlagos assistirão às disputas das categorias Cup e Challenge, ambas em fase de decisão do título da temporada. Constantino Júnior (categoria Cup) e Sylvio de Barros (Challenge) são os favoritos. Na sexta-feira, haverá um treino livre da Cup no intervalo entre os da F1 e um da Challenge mais tarde. No sábado, os Porsches entrarão na pista logo após as atividades da F1. No domingo, as duas corridas acontecerão poucas horas antes da largada do GP do Brasil.

Na categoria Cup, a novidade é que somente a corrida de domingo contará pontos para o campeonato. Desde 2007, o treino classificatório da preliminar do GP também era considerado etapa válida para a pontuação. Isso deverá esquentar ainda mais a corrida da Cup: três pilotos podem chegar ao título e existe a chance de a decisão acontecer somente na etapa final, em 10 de dezembro, também em Interlagos. O líder Constantino Júnior tem 245 pontos e é seguido por Clemente Lunardi (223) e Ricardo Baptista (197). Uma das possibilidades para Constantino sair de Interlagos com a taça de campeão assegurada já no dia 27 é uma vitória dele e uma terceira colocação de Lunardi, que não conseguiria mais alcançá-lo mesmo se vencesse ambas as provas da rodada dupla final.

Na Challenge, estão na disputa pelo título os pilotos Sylvio de Barros (113 pontos), Carlos Ambrósio (89) e Fernando Barci (87). Como o regulamento obriga os competidores a descartar as duas piores pontuações, Ambrósio pode chegar a um máximo de 116 pontos, enquanto Barci tem chances de atingir 118. Um terceiro lugar na preliminar do GP garante antecipadamente a taça a Sylvio “Mach 5”, independentemente das colocações obtidas pelos adversários nas duas provas finais.

O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil terá durante o GP um camarote exclusivo, o Paddock Porsche, localizado na Curva da Junção e com capacidade para 700 convidados. Ali, na pequena reta que formava o anel externo do traçado original do autódromo, também ficarão os quase 50 Porsches 911 GT3 Cup inscritos para as provas.

“Estar junto com a Fórmula 1 faz o nosso campeonato ter o mesmo status da Supercup e de outros campeonatos continentais, que também integram a programação dos GPs realizados na Europa, Ásia e Oceania”, conta Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Nos últimos anos, alguns pilotos estrangeiros participaram da preliminar, atraídos pela possibilidade de correr em Interlagos no mesmo fim de semana da F1. “É um circuito muito tradicional e seletivo. Correr aqui é uma honra para muitos pilotos”, finaliza Dener.

Dois campeões são confirmados na preliminar do GP do Brasil de F1

Mais dois pilotos campeões se juntarão ao grid. Guilherme Spinelli e André Posses estarão entre os 20 competidores da divisão mais potente do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, cuja outra categoria, a Challenge, tem 25 pilotos confirmados. A presença dos dois será apenas mais uma atração das provas a serem realizadas poucas horas antes da largada da F1.

Spinelli (carro número 3), de 39 anos, é o principal piloto brasileiro de carros de rali atualmente. Na última edição do Dakar, em dupla com Youssef Haddad, foi o nono colocado. Mais recentemente, em agosto, também com esse navegador, conquistou o tetracampeonato do Rali dos Sertões.

Guiga contou que o convite para correr em Interlagos veio de outro competidor. “Participarei da prova com o carro do Eduardo de Souza Ramos, no lugar dele. Ele me convidou para experimentar a categoria”, disse.

O experiente piloto de rali já completou algumas voltas com um Porsche em Interlagos, mas logo no início da categoria. Ele disputou corridas de endurance e do Campeonato Paulista na categoria força livre, mas considera a Porsche Cup uma experiência totalmente nova. “Nunca participei de provas curtas com carros iguais”, falou.

André Posses (carro número 2) foi bicampeão da categoria Light, conhecida atualmente como Challenge, do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, em 2009 e 2010. Agora estreará na Cup e dividirá o grid com seu pai, Roberto Posses, campeão do primeiro ano do campeonato, em 2005.

O jovem piloto, de 26 anos, afirmou não saber o que esperar da etapa de Interlagos, pois nunca pilotou o carro da Cup. “Não sei o que vai ser”, disse. “É um carro totalmente diferente daquele com o qual estou acostumado a correr.”

“Tentarei obter o máximo de informação de todo o pessoal, não só do meu pai”, declarou André, que ainda afirmou que há muitos anos não divide um grid com Roberto Posses. Pai e filho já venceram corridas de longa duração com um protótipo Astra. “Agora estaremos em carros separados. Vai ser muito legal dividir o grid com ele”, finaliza André.

Confira a programação de treinos e corridas do GP do Brasil:

Sexta-feira, 25 de novembro
10:00 – 11:30: 1º Treino Livre F1
12:00 – 12:35: Treino Livre Porsche Cup
14:00 – 15:30: 2º Treino Livre F1
15:45 – 16:20: Treino Livre Porsche Challenge

Sábado, 26 de novembro
11:00 – 12:00: 3º Treino Livre F1
14:00 – 15:00: Sessão de Classificação F1
15:10 – 15:45: Sessão de Classificação Porsche Cup
16:00 – 16:35: Sessão de Classificação Porsche Challenge

Domingo, 27 de novembro
09:40 – 10:15: Corrida Porsche Challenge
10:25 – 11:00: Corrida Porsche Cup
14:00: 40º Grande Prêmio Petrobras do Brasil, 71 voltas, F1

Obs.: Programação sujeita a alterações.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.