Formula 1 discute futuro imediato amanhã na Inglaterra

terça-feira, 17 de junho de 2014 às 18:20
Bernie Ecclestone e Jean Todt

Bernie Ecclestone e Jean Todt

Os chefes da F1 vão discutir maneiras de tornar o esporte mais popular entre os fãs durante uma reunião que ocorrerá em Biggin Hill, perto de Londres na quarta-feira.

A reunião da Comissão de F1, composta de equipes, promotores, patrocinadores e representantes-chave da FIA e FOM incluindo Bernie Ecclestone e Jean Todt, foi chamada para tentar chegar a um acordo sobre cortes de custos muito necessários.

Mas a revista Autosport diz que, além das propostas de redução de custos que serão apresentado para aprovação, melhorias no espetáculo serão debatidas frente às preocupações com o declínio do interesse no esporte.

Na agenda para a reunião existem dois pontos interessantes que serão discutidos.

O primeiro é intitulado: “Melhorar o show: como podemos fazer a F1 mais atraente para os nossos fãs?”

E a segunda é: “As mudanças de regras: quem é que vai assumir a responsabilidade de educar o público, a fim de reforçar sua informação?”

A inclusão desses itens mostra que os chefes da F1 estão preocupados com a audiência televisiva, que vem sofrendo queda em muitos países desde 2012.

Além disso, há sugestões crescentes de que a F1 está negligenciando o poder das novas mídias, leia-se internet.

Só na semana passada, o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo pediu que Ecclestone realize uma reunião com as figuras chave da categoria, incluindo gigantes da mídia social, no final deste ano para tentar encontrar soluções, em meio a preocupações de que o esporte havia tomado um rumo errado.

Ronco dos motores

Um dos grandes pontos de discussão este ano é a questão do ronco dos motores, com um número importante de fãs insatisfeitos com o fato dos novos motores turbo serem mais silenciosos do que os antigos V8.

As discussões sobre a questão do ronco, na esteira do fracassado teste do ‘megafone’ em Barcelona, ​​também está na pauta de quarta-feira, além da criação de Hall da Fama da Formula 1.

Mas o objetivo principal da reunião é carimbar uma série de medidas de redução de custos, que foram propostas pelo Grupo de Estratégia da F1.

A FIA quer ver grandes reduções nos orçamentos para o próximo ano, depois de decidir que já não tem como forçar um teto orçamentário.

Uma série de itens relativos à redução de custos também serão analisados, entretanto esta comissão só pode aprová-los ou rejeitá-los. Ela não pode fazer alterações ao que foi proposto.

Com a janela para fazer alterações nas regras sem necessidade de apoio unânime em 2015 fechando no final deste mês, cortar custos nesta quarta-feira é essencial para as equipes saberem se vai haver uma queda adequada nas despesas para o próximo ano.

O Conselho Mundial da FIA se reunirá em Munique em 26 de junho de ratificar todos os itens que forem acordados amanhã.

Após o final de junho, as regras de 2015 só podem ser alteradas com o apoio unânime de todas as equipes, algo improvável de acontecer, visto o abismo de opinião entre as equipes maiores e menores sobre controle de custos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.