Formula 1 deverá ter novo formato do fim de semana em 2015

sexta-feira, 6 de junho de 2014 às 9:51

Treinos livres de sexta-feira

A Fórmula 1 deverá ter os finais de semana de corrida revisados em 2015, com os treinos de sexta-feira passando por uma reformulação, revelou o site Autosport.

As equipes vêm debatendo várias idéias para tentar reduzir os custos no futuro, e uma proposta que ganhou apoio é revisar o cronograma de sexta no próximo ano.

Fontes revelaram que as equipes agora concordaram provisoriamente com o fim do formato atual de duas sessões de 90 minutos que existe há anos.

Elas querem um único treino de 90 minutos nas sextas em 2015 – que deverá ser realizado no final da tarde, podendo começar até mesmo às 17h.

A idéia por trás dessa mudança é que ela permitirá que as equipes e o pessoal cheguem nos GPs um dia mais tarde do que atualmente, o que proporcionará uma economia importante nos gastos com hotéis e outras despesas relacionadas às viagens.

Haverá menos ação na pista, mas as competidoras acham que a alteração também será aceitável para os promotores porque começar mais tarde dará aos fãs locais uma oportunidade maior de comparecer sem precisar perder um dia inteiro de trabalho ou escola.

Apesar de a proposta contar com o apoio das equipes, ela ainda precisa ser aprovada pela Comissão da Fórmula 1 e pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA antes de ser colocada no regulamento de 2015.

Reuniões de ambas as entidades estão marcadas para o final deste mês, e é improvável – porém não impossível – que a ideia seja rejeitada.

Os promotores de corridas, que fazem parte da Comissão da Fórmula 1, podem não concordar com a opinião das equipes de que o novo formato será bom para as vendas de ingressos na sexta.

Entende-se que outras propostas foram aprovadas, como o banimento dos testes durante a temporada e a redução dos treinos de pré-temporada, além de restrições adicionais do parque fechado visando impedir que as equipes tenham atualizações de último minuto.

Tem havido um esforço para mudar o regulamento esportivo na tentativa de reduzir os custos, mas as equipes pequenas da categoria ainda querem um teto orçamentário. No entanto, a FIA abandonou a ideia por causa de resistência das competidoras maiores.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.