Formula 1 deverá ter equipes com três carros

segunda-feira, 27 de outubro de 2014 às 9:13

Fórmula 1

A Fórmula 1 corre o risco de entrar em uma crise e precisar reinventar sua estrutura básica enquanto as equipes pequenas começam a entrar em colapso. Sem Caterham e Marussia, a categoria deverá ter apenas nove equipes e 18 carros no GP dos Estados Unidos.

“É um esporte fantástico”, escreveu Tony Fernandes, fundador da Caterham, no Twitter. “Bernie (Ecclestone) tem feito um trabalho incrível, mas as coisas precisam ser reavaliadas”.

Narain Karthikeyan, ex-piloto da HRT, acrescentou: “A Fórmula 1 é cara demais e completamente insustentável para equipes pequenas”.

Max Mosley, ex-presidente da FIA que advertiu sobre uma crise iminente na Fórmula 1 há alguns anos, acusou discretamente seu sucessor Jean Todt. “Parece que as galinhas retornaram ao ninho”, disse ele ao The Times.

Por enquanto, a Fórmula 1 e seus promotores terão de lidar com um grid menor, já que as equipes grandes precisam de um aviso prévio de pelo menos dois meses para ter um terceiro carro. Baixar de 20 carros é o gatilho para a estipulação de três carros, dando a Ecclestone uma solução provisória para não arriscar sua promessa de pelo menos 16 carros no grid.

Porém, com Caterham e Marussia parecendo destinadas ao colapso, agora parece possível que a Fórmula 1 perca ainda mais equipes pequenas independentes, particularmente depois que a categoria descartou a introdução de cortes de custos radicais ou até mesmo um teto orçamentário anteriormente neste ano.

“A Fórmula 1 não é tão grande a ponto de não poder fracassar”, avisou Monisha Kaltenborn, chefe e co-proprietária da Sauber, de acordo com o La Stampa da Itália.

Não é apenas a equipe suíça que está preocupada. A Auto Motor und Sport da Alemanha alega que a Force India precisa fazer um pagamento de motor à Mercedes até esta segunda-feira ou corre o risco de também ficar fora do GP dos Estados Unidos. E Bob Fernley, diretor da Force India, admitiu que mais equipes estão perto do colapso.

“Tivemos três equipes novas desde 2010, e todas as três fecharam”, declarou ele ao Telegraph. “Os sinais estavam lá desde o começo. Apenas cinco equipes têm influência no comando da Fórmula 1 – vamos perder mais se tudo continuar assim”.

Se o grid continuar encolhendo, equipes com três carros são inevitáveis. A Auto Motor und Sport afirmou que Ferrari, Red Bull e McLaren são as primeiras da lista de Ecclestone para alinhar um terceiro carro. Se alguma delas recusar, a Mercedes supostamente é a próxima.

Ferrari e Red Bull aparentemente já deram uma resposta positiva a Ecclestone, enquanto a McLaren está hesitando no momento, talvez devido à incerteza a respeito de quem deveria pagar pelo terceiro carro – Ecclestone ou a equipe.

Helmut Marko, da Red Bull, disse à Sport Bild que não vê nenhum problema. “Temos a capacidade em Milton Keynes, e isso também resolveria nosso problema de luxo de ter muitos bons pilotos para poucos carros”, declarou ele.

E Karthikeyan acredita que os carros mais lentos não farão falta. “18 carros em Austin, mas infelizmente ninguém vai sentir falta dos ausentes depois que a primeira volta for completada sem incidentes. Essa é a verdade”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.