Formula 1 deve ter 22 corridas em 2020

quinta-feira, 1 de agosto de 2019 às 12:02

Formula 1 – GP do Brasil

A Formula 1 deve se expandir para um recorde histórico de 22 corridas em 2020, com a manutenção da Espanha, o retorno da Holanda e a chegada do Vietnã.

Os proprietários de F1, a Liberty Media, informaram previamente às equipes que um calendário de 21 corridas seria mantido, com a Holanda e o Vietnã substituindo a Espanha e a Alemanha.

Mas o governo catalão deu luz verde para financiar o GP de 2020 no Circuito de Barcelona, permitindo que a corrida permaneça enquanto negociações de longo prazo possam ocorrer.

Um acordo entre a Liberty Media e autoridades na Espanha ainda não foi concluído, mas entende-se que a corrida será mantida em um contrato de um ano.

A Alemanha deve sair do calendário após a extensão de um ano para 2019, que foi financiada predominantemente pelo patrocinador principal Mercedes.

México e Itália devem se unir à Grã-Bretanha para receber novos acordos depois de 2019.

Um acordo que precisa ser alcançado com as equipes de Fórmula 1 é o número de Ups que serão permitidas se o calendário se expandir para 22 corridas.

Atualmente, as equipes de F1 têm permissão para três motores por temporada por carro, embora, sob um calendário de 22 corridas, haja uma chance de que isso possa ser expandido para quatro motores.

Isso potencialmente deixaria as equipes de clientes com um impacto financeiro maior.

“Precisamos manter em três motores por ano”, disse o chefe da Haas, Guenther Steiner. “Se você introduzir um quarto motor, isso não faz sentido para nós financeiramente.”

“Na verdade, é negativo para nós, então por que faríamos isso? Mas isso é para o fabricante do motor dizer sim ou não. Se eles estão confiantes de que podemos fazer isso com três motores, então estou bem com isso ”.

Uma outra questão enfrentada pela Liberty Media e pela FIA é a composição exata do calendário.

Apenas a Austrália, em 15 de março, atualmente tem uma data, embora o Bahrain deva seguir sendo duas semanas depois, enquanto Abu Dhabi será mantido como final da temporada.

O Vietnã tem uma data provisória em abril, mas questões logísticas ainda precisam confirmar essa data, já que tratar-se de um país que a Formula 1 nunca visitou.

Isto significaria potencialmente que a Holanda tomaria uma data no segundo fim de semana de maio, efetivamente substituindo a Espanha, o que significa que Barcelona pode precisar mudar para o final do ano, pois a data de Mônaco é fixa.

No entanto, se o Vietnã e a China conseguirem competir em abril, o país abre os dois primeiros fins de semana de maio para os holandeses e espanhóis formarem uma “dobradinha”, antes de Mônaco.

Baku pode fazer outra dobradinha com o Canadá, embora a ordem ainda não tenha sido determinada, enquanto a Inglaterra deve disputar uma corrida isolada no final de junho, em meio a preocupações com o Brexit.

O GP da Inglaterra deste ano funcionou como um evento isolado sobre os temores da alfândega após a saída da União Europeia, mas agora a corrida do ano que vem será a primeira depois do Brexit, depois que os políticos mudaram a data planejada de 29 de março para 31 de outubro.

A segunda metade do calendário de 2020 provavelmente terá estrutura semelhante a 2019.

AS - www.autoracing.com.br

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