Fórmula 1 aprova corrida curta de classificação em três eventos deste ano

segunda-feira, 26 de abril de 2021 às 16:30

GP do Brasil de 2019 de Formula 1

As equipes de Fórmula 1 aprovaram de forma unanime o plano de corridas curtas de classificação neste ano, com a primeira delas marcada para o GP da Inglaterra em 18 de julho.

Após uma votação na Comissão de F1 hoje, o assunto atraiu o apoio universal de todas as partes envolvidas.

Embora o plano ainda precise da aprovação formal do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA antes de ser colocado no livro de regras, isso agora é apenas uma formalidade.

O CEO da F1 Stefano Domenicali deu as boas-vindas à mudança, que ele sentiu que proporcionará um fator de entretenimento adicional para os fãs.

“Estamos entusiasmados com esta nova oportunidade que trará aos nossos fãs um fim de semana de corrida ainda mais envolvente em 2021. Ver os pilotos lutando ao longo de três dias será uma experiência incrível”, disse ele.

“Tenho certeza que os pilotos vão adorar a luta. Estou muito feliz que todas as equipes apoiaram este plano, e é uma prova de nossos esforços unidos para continuar a envolver nossos fãs de novas maneiras, garantindo que permaneçamos comprometidos com a herança e a meritocracia de nosso esporte.”

Por enquanto, a F1 não confirmou onde serão as corridas de curta distância, apenas informando que haverá duas na Europa e uma fora dela.

Entende-se que as duas primeiras corridas curtas de classificação acontecerão em Silverstone e Monza.

O Autoracing apurou que a F1 quer fazer essa terceira corrida curta de classificação no Brasil, mas a decisão só será tomada mais adiante, quando e se o Brasil resolver o problema da pandemia a tempo de inclusive haver o GP do Brasil este ano. O GP de São Paulo está marcado para o dia 7 de novembro.

O presidente da FIA, Jean Todt, acredita que o sinal verde para as corridas curtas de classificação é uma evidência do poder coletivo que a F1 tem quando os organizadores e as equipes trabalham juntos.

“A F1 está se mostrando mais forte do que nunca com todas as partes interessadas trabalhando juntas dessa forma, e muito foi feito para garantir que os aspectos esportivos, técnicos e financeiros do formato sejam justos”, disse Todt.

Como o formato de corrida curta de classificação funcionará:
Será realizada uma corrida de classificação de 100 km no sábado em três grandes prêmios neste ano. É importante destacar que vencedores de corridas curtas de classificação não entrarão para as estatísticas de “vencedor de corrida”.

Nas corridas curtas de classificação o DRS será usado da mesma maneira que atualmente é usado nas corridas normais de domingo.

O resultado desta corrida vai definir o grid para o evento principal de domingo, além de oferecer um pequeno número de pontos (3-2-1) para os três primeiros colocados. O horário do fim de semana será o seguinte:

Sexta-feira:
Manhã: Treino livre 1 (TL1) de uma hora com dois jogos de pneus para as equipes escolherem.
Tarde: Formato de classificação normal (como é hoje aos sábados) à tarde com cinco conjuntos de pneus macios disponíveis.

Sábado:
Manhã: Treino livre 2 (TL2) de uma hora com um jogo de pneus para as equipes escolherem.
Tarde: Uma corrida curta de classificação de 100 km à tarde com dois jogos de pneus para as equipes escolherem. Não será obrigatório fazer algum pitstop.

Domingo:
Tarde: Corrida normal de distância completa com dois jogos restantes de pneus.

Pneus
Na classificação de sexta-feira com Q1, Q2 e Q3 os pilotos poderão usar somente pneus macios, portanto na corrida de domingo todos os pilotos poderão escolher com qual composto poderão largar. Fica subentendido que na corrida curta de classificação, eles também poderão escolher com qual pneu vão largar.

Lembrando que na corrida curta de classificação não há obrigatoriedade de pitstops, equipes e pilotos escolhem livremente suas táticas.

Em caso de chuva:
– Três conjuntos de pneus de chuva e quatro conjuntos de pneus intermediários estarão disponíveis no início do evento.
– Se o TL1 ou a classificação for no molhado, as equipes receberão um conjunto adicional de intermediários, mas devem retornar um conjunto intermediário usado antes da corrida curta de classificação.
– Se a corrida curta de classificação for no molhado, as equipes podem devolver um conjunto de molhado ou intermediários usados depois – que será então substituído por um novo conjunto de intermediários.
– Haverá um máximo de nove conjuntos de pneus de chuva e intermediários no total.

Novas regras do parque fechado
Em uma tentativa de manter os custos baixos e evitar que as equipes construam carros especiais para a classificação na sexta-feira, a F1 mudará os regulamentos do parque fechado.

Após o início da corrida curta de classificação, os carros irão direto para o parque fechado. No entanto, entre a sessão de classificação de sexta-feira e o início da corrida curta de classificação, algumas alterações limitadas serão permitidas.

Um pequeno número de componentes (a serem confirmados) poderão ser trocados e a distribuição de peso do carro pode ser alterada. A unidade de potência e o resfriamento da caixa de câmbio também podem ser ajustados para as condições ambientais se houver uma oscilação de 10 graus centígrados entre a sessão de classificação de sexta-feira e a corrida curta de classificação de sábado.

Como o Autoracing vem frisando há meses, não haverá grid invertido em momento algum do final de semana. Quem vencer a classificação, que agora será na sexta-feira, largará na pole da corrida curta de classificação. E quem vencer a corrida curta de classificação de sábado largará na pole da corrida normal de domingo.

Nesse formato de corrida curta de classificação, o TL2 de sexta-feira é substituído pela classificação e o TL3 de sábado passa a ser chamado de TL2.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.