Formula 1 adia introdução da eletricidade para o pitlane

quarta-feira, 7 de novembro de 2012 às 10:19

Pitlane

A FIA concordou em adiar a introdução de uma regra que forçará os carros a andar apenas com eletricidade no pitlane a partir do começo de 2014. A exigência visava demonstrar o uso da eletricidade na Fórmula 1, com a categoria buscando tecnologias mais ecológicas.

O Artigo 5.19 do Regulamento Técnico de 2014 afirma: “O carro precisa andar em modo elétrico (sem ignição e sem fornecimento de combustível ao motor) em todos os momentos quando estiver sendo pilotado no pitlane”.

Entretanto, fontes revelaram que as fabricantes de motores Mercedes, Renault e Ferrari escreveram à federação recentemente pedindo para que a regra seja adiada. Entende-se que elas estavam preocupadas com os custos de desenvolver sistemas elétricos específicos apenas para uso no pitlane e com a segurança, já que os carros passariam rapidamente pelo pitlane sem um som do motor alto para alertar os que trabalham no local.

O presidente da FIA, Jean Todt, confirmou que concordou em adiar a implementação da exigência do modo elétrico, com a mudança na regra devendo ser confirmada na próxima reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA no final deste ano.

Falando ao site Autosport, Todt afirmou: “Eu aceitei adiar a introdução. Isso precisa passar pelo Conselho Mundial, mas será adiada por cerca de três anos”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.