Formato das corridas curtas pode passar por alteração; há a ideia de “Grand Slam”

sexta-feira, 14 de julho de 2023 às 14:15

Stefano Domenicali

A partir de 2021, as corridas curtas foram adicionadas ao calendário da F1. Aqui, assim como em um fim de semana normal de corrida, um piloto poderia alcançar um Grand Slam. Isso significa que, durante um fim de semana, ele deve conquistar a pole na classificação e para a corrida curta, e vencer a disputa de sábado e a principal.

Nada menos que seis corridas curtas estão no calendário deste ano. Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, acredita que se alguém conquistar um Grand Slam, esse piloto deve ser reconhecido por isso.

“Há uma proposta que gostaria de fazer, alinhada com o conceito de ‘Grand Slam’. A (ideia) é que o piloto que conseguir duas poles e duas vitórias no fim de semana seja reconhecido com algo extra, algo que reflete o tipo de conquista esportiva que eles fizeram”, disse o CEO ao Motorsport.com.

O prêmio será então entregue ao piloto que conseguir a pole position e a vitória em ambas as corridas. Se essa ideia irá adiante não é certo. As conversas com as equipes precisam acontecer primeiro, pois será mais uma recompensa do que pontos para o campeonato.

Além desse prêmio, pode haver outra novidade na Fórmula 1. De fato, os chefes das equipes sugeriram inverter o cronograma das corridas curtas. Atualmente, a classificação para a corrida principal acontece na sexta-feira, junto com o TL1. No sábado é a classificação e a própria corrida curta. Seguidos pela corrida principal no domingo.

Os chefes de equipe querem mudar isso para a seguinte ideia: disputa da classificação para a corrida curta na sexta-feira, sábado de manhã a corrida curta com a classificação para o GP principal à tarde e domingo o GP oficial. No entanto, é uma aposta mudar novamente o formato, pois torcedores fiéis e com hábitos próprios não querem isso, segundo Domenicali.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.