Ford EcoSport em sua versão 2.0 L Flex

quarta-feira, 24 de novembro de 2010 às 22:30
EcoSport2 0L Flex Freestyle

O Ford EcoSport, principal família de utilitários esportivos do País, está agora ainda mais completa com o lançamento da versão 2.0 L Flex, equipada com motor Duratec de última geração. A Linha 2009 do modelo líder do segmento traz ainda a versão FreeStyle 2.0 L Flex, que une design diferenciado com o melhor custo-benefício da categoria.

O novo Duratec 2.0 L Flex é um motor moderno, potente e econômico: desenvolve 141 cv com gasolina e 145 cv com álcool e torque de 187 Nm com gasolina e 191 Nm com álcool. E oferece, no EcoSport, a melhor relação peso-potência da categoria, na faixa de 8,5 kg/cv. Ao volante, esses números se traduzem em respostas rápidas e prazer de dirigir, com aceleração forte e economia de combustível.

Outra novidade do EcoSport 2009 é o lançamento da versão FreeStyle com a motorização 2.0 L Flex, trazendo o mesmo pacote de equipamentos e aparência externa da versão FreeStyle 1.6 L Flex e preço muito competitivo. A versão vem com itens diferenciados de estilo e conforto que acentuam o visual fora-de-estrada e aumentam a funcionalidade a bordo. Produzido a partir do modelo XLT, é um veículo personalizado e completo que se destaca pelo custo-benefício.

O EcoSport FreeStyle vem com pára-choque na cor do veículo, rádio e CD-player My Connection com MP3, conexões de iPod, USB e Bluetooth, compartimento refrigerado no painel, pneus de uso misto Scorpion ATR 205/65 R15 e o logotipo FreeStyle nas portas dianteiras, além de espelhos retrovisores, grade do radiador, moldura lateral mais larga e rodas de alumínio de 15 polegadas pintados na cor cinza “Warm Steel”.

“A versão 2.0 L Flex do EcoSport é mais um aprimoramento que mostra o compromisso da Ford em manter o produto na vanguarda do segmento. Além disso, o modelo 2.0 L Flex XLT FreeStyle custa R$58.900, o melhor preço da categoria”, diz Antonio Baltar, gerente de Marketing da Ford.

EcoSport 2 0L Flex 4WD

Realinhamento de preço

O Ford EcoSport é o grande responsável pelo crescimento do segmento de utilitários esportivos no Brasil. “Foi o primeiro da categoria a contar com motorização flex, na versão 1.6 L, e sai novamente na frente com o motor Duratec 2.0 L Flex de última geração, que chega ao mercado a partir deste mês”, destaca Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford. “É um produto que está sempre inovando e ditando tendências, além de oferecer uma linha completa”.

O Ford EcoSport 2009 oferece as versões 1.6 L Flex, 2.0 L Flex com transmissão manual, 2.0 L Flex Automático e 2.0 L Flex 4WD. “A chegada do 2.0 Flex amplia a faixa de clientes neste segmento de motorização e deve atrair compradores de veículos de outras categorias, o que é uma tradição na linha EcoSport”, afirma Adriana Carradori.

Além de oferecer a tecnologia flex num dos melhores motores 2.0 do Brasil, o Duratec, a nova linha tem como destaque especial o preço. Ao contrário do que normalmente ocorre no lançamento de uma versão mais aprimorada, em vez de aumentar a Ford reduziu o preço dos modelos 2.0 L na configuração flex.

Esse reposicionamento faz parte de uma proposta agressiva que torna o produto mais atraente para os consumidores, tanto em relação aos competidores como diante das versões 1.6 L. A diferença de preço do modelo 2.0 L Flex XLT FreeStyle em relação ao 1.6 L Flex XLT FreeStyle é de apenas R$1.000. A versão 2.0 L Flex Automática custa apenas R$2.000 a mais que a 2.0 L Flex FreeStyle. E, com mais R$1.000 em relação à versão 2.0 L Flex Automática, leva-se o modelo 2.0 L Flex 4WD, com tração integral.

“Com certeza, não há outro utilitário esportivo com preços tão competitivos. Isso deve alterar o mix do produto e estamos preparados para atender esse novo perfil da demanda”, explica Antonio Baltar.

EcoSport 2 0L Flex_motor

Motor flex de última geração

Produzido com bloco, cabeçote e mancais de alumínio, o motor Duratec 2.0 L 16V Flex do EcoSport é um dos motores mais modernos na sua faixa de potência no mercado brasileiro. De concepção leve, esse quatro válvulas por cilindro tem comando de válvulas acionado por corrente, livre de manutenção, e incorpora outros importantes avanços técnicos.

“A versão flex incorpora sedes de válvulas reforçadas, novos injetores de combustível e cabeçote com fluxo de ar otimizado. O controle de ignição é feito com bobinas individuais para cada cilindro e o sistema de admissão também foi modificado”, resume Klaus Mello, gerente de Engenharia da Ford.

O sistema de escapamento é todo feito em aço inoxidável. O catalisador montado com a tecnologia “close-coupled catalyst”, junto da saída do motor, contribui para reduzir o nível de emissões, que atende aos limites do programa Proconve L-5.

“O novo Duratec 2.0 L Flex foi desenvolvido especialmente para se adequar ao estilo de condução do consumidor brasileiro. Ele se caracteriza pelo alto torque em baixas rotações e agilidade com qualquer combustível. A 1.500 giros, já disponibiliza 80% do torque máximo, o que favorece a dirigibilidade tanto com câmbio automático como manual, bem como o equilíbrio no uso urbano, em estrada e fora-de-estrada”, destaca Klaus Mello.

FreeStyle 2.0 L Flex

Altamente equipado, é um dos veículos mais completos do segmento em termos de conteúdo. Além dos itens de aparência e personalização, traz ainda ar-condicionado, trio elétrico (vidros elétricos com acionamento a um toque para baixo e para cima com antiesmagamento, espelhos retrovisores elétricos e travas das portas com controle remoto), travamento automático das portas a 15 km/h e alarme volumétrico.

O EcoSport FreeStyle foi lançado em 2005 como série especial de 3.000 unidades e rapidamente tornou-se um sucesso de vendas. A grande procura levou à produção de mais 5.000 unidades e, depois, à sua transformação em modelo de série. Hoje, ele representa 60% do mix de vendas da linha. Com a opção da versão 2.0 L Flex, ganha mais um atrativo que reforça o seu custo-benefício.

“O design esportivo e moderno e a robustez estão entre as principais razões de compra do EcoSport. Ele agrada diferentes públicos e a altura elevada do solo é um item especialmente elogiado pelas mulheres, por trazer segurança. Além disso, a experiência anterior, o preço e a confiança na marca são outros motivos destacados pelos clientes do EcoSport”, garante Adriana Carradori.

O EcoSport tem uma das melhores imagens no mercado, integrada à marca Ford. O lançamento do Novo EcoSport ampliou a qualidade geral do produto. “Hoje, o seu índice de clientes satisfeitos e muito satisfeitos é de 96%. Mesmo com alguns lançamentos concorrentes, buscando seguir uma tendência de aventura, ele nunca teve sua liderança foi ameaçada e mantém as vendas em alta”, conclui a gerente de Produto da Ford.

EcoSport 2 0L Flex_interior

MELHOR COM ÁLCOOL OU COM GASOLINA

Tecnologia flex de última geração faz a diferença em termos de desempenho e consumo de combustível

A tecnologia Ford Flex é reconhecida com uma das mais avançadas no mercado mundial. Agora, essa tradição no desenvolvimento de motores eficientes chega ao Duratec, um dos principais propulsores da história da marca. A nova versão 2.0 L Flex significa mais um avanço da linha Duratec, projeto comandado pela engenharia brasileira da Ford com a utilização das tecnologias veiculares mais modernas disponíveis mundialmente.

É um motor de alto desempenho e consumo específico de grande eficiência dentro da categoria, por oferecer excelente relação peso/deslocamento. A versão Flex foi desenvolvida no Brasil e nos Estados Unidos, em um programa que envolveu mais de dois anos de estudos e 550.000 quilômetros de testes para o aprimoramento de todos os seus sistemas de acordo com as características de utilização com álcool e gasolina.

“Ele possui quatro válvulas por cilindro, com bloco, cabeçote e mancais em alumínio e cabeçote otimizado para proporcionar alto fluxo de ar e melhor eficiência na combustão. O Duratec 2.0 L Flex é um motor leve, potente, durável e econômico”, descreve Klaus Mello, gerente de Engenharia da Ford.

“O seu projeto na versão bicombustível enfatizou o excelente balanço de torque e potência com álcool e gasolina, aliado a um baixo consumo específico de combustível. Nesse trabalho, foi determinante a manutenção das características principais do motor: alta confiabilidade, durabilidade, operação suave, baixo custo de manutenção e emissões reduzidas, dentro do padrão Proconve-L5”, explica o engenheiro.

Por dentro do motor

O Duratec 2.0 L Flex traz bielas sinterizadas em uma peça única e separadas pelo processo de fratura para garantir o controle dimensional. Esse fator favorece o funcionamento suave do motor. Os pistões são de liga de alumínio, de baixo peso, com saias revestidas de material antiaderente, que diminui o atrito e aumenta a eficiência.

Os comandos de válvulas são acionados por sistema de corrente silenciosa e com tensionador hidráulico, que não requer manutenção durante toda a vida útil. Os assentos de válvulas são reforçados para garantir a durabilidade diante da maior agressividade do álcool.
No desenvolvimento do EcoSport 2.0 L 16V Flex, o sistema de injeção eletrônica foi calibrado para oferecer o melhor compromisso entre refinamento e resposta, tanto com álcool como com gasolina.

O motor utiliza somente uma correia para todos os acessórios, solução que reduz a complexidade e a necessidade de manutenção. Esses e outros detalhes permitem que a sua durabilidade seja homologada para 240.000 km, equivalente a 10 anos de serviço.

O sistema de admissão de ar também foi reprojetado. O filtro de ar com captação frontal, usado no modelo Automático, foi adotado em toda a linha. Montado sobre o motor, ele oferece menor restrição para a passagem do ar, que é admitido com uma temperatura menor, e aumenta a eficiência volumétrica.

O novo filtro funciona ao mesmo tempo como atenuador de ruído e modulador sonoro do motor. Esse trabalho foi realizado com apuro, utilizando a caixa do filtro como elemento de ressonância para proporcionar uma sonoridade suave e afinada.

O conjunto de escapamento e catalisador também foi projetado especialmente para o motor flex. O escapamento traz novos materiais e o catalisador utiliza a tecnologia close-coupled catalyst, ou seja, é montado junto ao coletor de escape, mais próximo do motor. Ele capta os gases com temperatura maior, o que aumenta a eficiência na conversão dos poluentes. Os tubos e silenciosos em aço inoxidável oferecem maior resistência à corrosão.

“O som do motor é um componente da personalidade do veículo. Não se trata apenas de reduzir o nível de ruído, mas de filtrar as freqüências indesejadas e ressaltar aquelas que dão prazer, para conectar o motorista com o veículo e destacar a sua potência”, diz Klaus Mello.

Resultados

O motor Duratec 2.0 L Flex desenvolve a potência máxima de 141 cv (a 6.000 rpm com gasolina) e 145 cv (a 6.000 rpm) com álcool, e torque máximo de 187 Nm (a 4.250 rpm) com gasolina e 191 Nm (a 4.250 rpm) com álcool.

O uso extensivo do alumínio contribui para que ele seja uma referência em eficiência volumétrica. “Motores 2.0 L geralmente pesam acima de 120 kg, ao passo que o Duratec 2.0 L Flex completo, com todos os acessórios, pesa apenas 113 kg. Este fato contribui para que o EcoSport 2.0 L 16V Flex apresente a melhor relação peso/potência entre os competidores. Usando álcool, ela é de 8,5 kg/cv no modelo manual, 8,7 kg/cv no Automático e 9,5 kg/cv no 4WD. Com gasolina, a relação é de 8,8 kg/cv no modelo manual, 9,0 kg/cv no Automático e 9,8 kg/cv no 4WD.”, destaca Klaus Mello.

A eficiência do motor Duratec Flex levou à manutenção dos mesmos sistemas câmbio e de relações de marcha. A versão manual utiliza o consagrado câmbio IB5+, conhecido pelos engates precisos, rápidos e de baixo esforço. A versão automática traz o câmbio FN, caracterizado pelas trocas ágeis e suaves.

Ele tem desempenho forte em toda a gama de rotações, com 80% do torque máximo já disponível a 1.500 rpm. Proporciona acelerações fortes e respostas rápidas, com segurança e confiança nas ultrapassagens. O bom torque em baixa rotação é uma característica importante para a dirigibilidade na cidade e favorece a condução suave.

A aceleração de 0 a 100 km/h do Duratec 2.0 L, com transmissão manual, é de 10,1 segundos com gasolina e 9,9 segundos com álcool (contra 11 segundos no motor a gasolina). A retomada de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, é de 15,4 segundos com gasolina e 16,2 segundos com álcool (contra 16,5 segundos no motor a gasolina).

No modelo Automático a aceleração de 0 a 100 km/h leva 12,7 segundos com gasolina e 12,5 segundos com álcool (contra 12,9 segundos no motor a gasolina). A retomada de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, é de 10 segundos com gasolina e 9,9 segundos com álcool (contra 10,7 segundos no motor a gasolina).

O modelo 4WD acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos com gasolina e 10,8 segundos com álcool (contra 13,1 segundos no motor a gasolina). A retomada de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, é de 15 segundos com gasolina e 14,5 segundos com álcool (contra 15,5 segundos no motor a gasolina).

Consumo eficiente

O consumo de combustível foi melhorado em relação ao modelo anterior a gasolina. A versão com transmissão manual roda, na cidade, 10,7 km/l com gasolina e 7 km/l com álcool (contra 10,5 km/l do motor a gasolina). Na estrada, o consumo é de 14 km/l com gasolina e 9,2 km/l com álcool (contra 13,3 km/l no motor a gasolina).

O modelo Automático faz, na cidade, 9,6 km/l com gasolina e 6,5 km/l com álcool (contra 9,1 km/l com o motor a gasolina). Na estrada, chega a 13 km/l com gasolina e 8,8 km/l com álcool (contra 12,4 km/l com o motor a gasolina).

O modelo 4WD roda, na cidade, 9,7 km/l com gasolina e 6,5 km/l com álcool (contra 9,6 km/l no motor a gasolina). Na estrada, faz 13 km/l com gasolina e 8,5 km/l com álcool (contra 12,9 km/l no motor a gasolina).

“Todas as medições foram feitas segundo a norma NBR 7024. A melhoria do consumo proporciona também maior autonomia tanto com gasolina como com álcool, aliada ao fato de o EcoSport trazer um dos maiores tanques de combustível da categoria, com 54 litros nas versões 4×2 e 50 litros na versão 4WD”, ressalta o gerente de Engenharia da Ford.

PREÇOS PARA BAIXO E NOVA VERSÃO FREESTYLE

O EcoSport 2.0 L Flex 2009 chega com uma nova estratégia de preço, a mais competitiva do segmento, que beneficia as versões mais potentes e equipadas. Com o motor 2.0 L Flex, o Novo FreeStyle XLT (catálogo ETL9) custa R$58.900. Por R$2.000 a mais, está disponível a transmissão automática.

Os demais catálogos de acabamento também têm preços competitivos, privilegiando o custo-benefício. Ou seja, o modelo 2.0 L Flex Automático XLT (catálogo ETO9) custa R$60.900. Com mais R$1.000, é disponível o modelo 2.0 L Flex 4WD (catálogo EWC9), com tração integral, que sai por R$61.900.

Em cinco anos no mercado, o EcoSport conquistou o mercado pelas inovações e pelo excelente posicionamento de preço. “A nova estratégia busca aumentar a competitividade na motorização de maior potência. Para se ter uma idéia desse reposicionamento, a versão FreeStyle 2.0 L Flex custa apenas R$1.000 a mais que o modelo similar com motor 1.6 L Flex”, diz Adriana Carradori, gerente de Marketing do Produto da Ford.

EcoSport

Estilo e conveniência

Outra novidade é a introdução da cor verde Maragogi perolizada, ao lado das sólidas branco Ártico, preto Ebony, vermelho Arpoador, das metálicas prata Enseada e prata Riviera e das perolizadas cinza Camburi e azul Ilhéus.

O EcoSport 2.0 L Flex 2009 está disponível nas versões XLT manual, XLT automática e 4WD. Ele vem equipado de série com: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor antiesmagamento, trava elétrica das portas com controle remoto e travamento automático, espelhos elétricos, CD-player My Connection (com MP3 e conexão para iPod, USB e Bluetooth), 4 alto-falantes e 2 tweeters.

Como itens externos, o modelo traz: rodas de liga leve, faróis de neblina, pára-brisa degradê, bagageiro no teto com barras transversais, luz elevada de freio, maçanetas externas das portas na cor preta, pára-choque traseiro com protetor de degrau, ganchos de reboque dianteiro e traseiro e pára-choques na cor do veículo.

Seus equipamentos de conveniência incluem: volante com ajuste de altura revestido em couro, banco do motorista com ajustes manuais de altura e lombar, aviso sonoro de faróis acesos, aviso de portas abertas, conta-giros, relógio digital, luz de cortesia com temporizador, console no teto com luz de leitura integrada, console central com porta-copo, porta-objetos embaixo do banco do passageiro, iluminação no porta-luvas e no porta-malas e luz de cortesia traseira.

Tem ainda: cinzeiro e acendedor de cigarros, ponto de força no compartimento de carga, banco do motorista com bolso frontal, porta-mapas nas portas dianteiras, banco traseiro rebatível e bipartido e porta-revista atrás do banco do passageiro.

Na parte de segurança, dispõe de cinto de segurança dianteiro com ajuste de altura, cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos (2), alça de segurança para o passageiro dianteiro, alça de segurança traseira com porta-casacos, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, alarme volumétrico antifurto e sistema antifurto PATS.

Opcionais

Como opcionais, oferece airbag para o motorista e o passageiro, bancos de couro, computador de bordo (com alerta de velocidade, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia), controle do rádio na coluna de direção, espelho de cortesia iluminado para o passageiro e freios ABS.

O modelo 4WD tem como diferenciais: pára-choques, grade do radiador, rodas de liga leve, bagageiro, capa dos retrovisores, moldura lateral mais larga e estribos laterais pintados na cor Warm Steel, lanterna traseira fumê, espelhos retrovisores azuis, pneus 205/65 R15 Scorpion com letras brancas e protetor de cárter

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