Force India: Punições no grid deixam a F1 mais justa

terça-feira, 5 de setembro de 2017 às 9:00
Fórmula 1

Fórmula 1

As punições no grid por infrações de motor ou caixa de câmbio mantêm os custos sob controle e proporcionam mais equilíbrio na Fórmula 1, diz Otmar Szafnauer, chefe de operações da Force India.

Ross Brawn disse antes do GP da Itália que os dirigentes da F1 estão tentando acabar com as punições no grid porque o sistema saiu do controle.

“Se nós tivéssemos uma quantia ilimitada de dinheiro, eu concordaria com Ross”, declarou Szafnauer. “Deixe todos gastarem o que quiserem. Então, seria uma fórmula totalmente diferente”.

“Mas você não pode dizer que temos de controlar os custos sem ter esse tipo de coisa porque as duas declarações são incongruentes. Precisamos lembrar por que elas existem, e uma das razões foi o controle de gastos”.

“Antigamente, antes de estabelecermos o número de motores por piloto que se poderia usar, era possível usar um motor por corrida, e isso custa muito dinheiro. No próximo ano, serão três motores por piloto”.

“Como você remove o incentivo para dizer ‘não me importo se são três, tenho dinheiro para gastar, então terei seis’. Um modo de fazer isso são as punições no grid. Elas removem o incentivo para gastar dinheiro no desenvolvimento do motor”.

“Se existe uma maneira melhor de fazer isso, sou totalmente favorável. Quando as regras foram escritas, essa era a melhor maneira”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.