Fibra de carbono torta? Pode isso, Arnaldo?

quinta-feira, 15 de maio de 2014 às 11:09
Imagem congelada de um vídeo da Red Bill

Imagem congelada de um vídeo da Red Bill

Por: Corredor X

Era de se esperar que alguma coisa surgisse, afinal Daniel Ricciardo começar a temporada batendo o tetracampeão mundial Vettel não estava na agenda.

O tetracampeão que venceu contra todas as probabilidades, derrotando o sensacional Mark Webber e o resto do mundo quatro vezes seguidas. Um Aussie velho aposentado por um jovem australiano, que seria um novo cachorrinho em formação… assim foi a lógica.

Durante a pré-temporada, Vettel e Ricciardo utilizaram o primeiro chassi autoclave da Red Bull. O motor estava impossível, mas quando ele funcionava o carro parecia tão bom quanto qualquer outro projetado por Adrian Newey ao longo dos últimos anos.

Na Austrália, a Red Bull trouxe dois novos chassis e o jovem Ricciardo chegou em segundo, mas depois foi desclassificado. Vettel não conseguiu chegar ao Q3 por causa do mau tempo. Com a MGU-K não funcionando sua corrida foi curta.

No evento seguinte na Malásia, ele se classificou melhor que Ricciardo e terminou em terceiro. No Bahrain ele teve que abrir caminho para Ricciardo e a mesma ordem foi dada na China, depois de aparentemente outra corrida pobre. Na Espanha lhe deram o chassis originail dos testes de inverno e apesar de problemas em todo o fim de semana, ele correu para chegar na quarta posição.

Claro, a mídia alemã é tão tendenciosa para o seu “menino” como os ingleses são para Hamilton e Button, ou a espanhola para Alonso. Na verdade qualquer mídia nacional protege seu compatriota – porque é isso que aumenta a audiência.

A Auto Motor und Sport – uma revista alemã – relatou (e o Autoracing publicou) que o chassi que Vettel estava usando estava torto. A Red Bull confirmou que não tinha encontrado nenhum problema, mas o jornalista Michael Schimdt disse que mais investigações revelaram o problema.

Um chassi torto seria bem mais crível se fosse de alumínio, mas de fibra de carbono, que revolucionou o automobilismo e depois a indústria automobilística por causa de sua tremenda resistência e leveza…

A fibra de carbono é mais de 10 vezes mais forte que o aço, e nunca nos anais da história da F1 houve sugestão de que um chassi de fibra de carbono tenha “entortado”. Rachado certamente, descartado em virtude de forte acidente também, mas entortado…

Claro, Vettel deve ser um piloto hiper sensível, como o Sr. Horner andou dizendo.

AS - www.autoracing.com.br

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