FIA vai testar Inteligência Artificial para os limites de pista em Abu Dhabi
quinta-feira, 23 de novembro de 2023 às 13:29A FIA vai testar um sistema de ‘Visão Computacional’ para lidar automaticamente com qualquer suspeita de violação dos limites da pista no final da temporada de 2023 em Abu Dhabi.
Espera-se que a tecnologia avalie melhor quando os carros ultrapassem os limites da pista e diminua a necessidade de verificações finais realizadas por um ser humano, como é o caso atualmente.
Deve também acelerar o processo no Centro de Operações Remotas (ROC) da FIA, introduzido na sequência da revisão do desastre do GP de Abu Dhabi de 2021.
Se for bem-sucedida, a IA (inteligência Artificial) ajudará a F1 a consertar alguns dos desastres que enfrentou em torno das infrações aos limites da pista.
“No momento, nós ‘forçamos brutalmente’ a situação, dizendo ‘precisamos fazer milhares de verificações, mas como fazer isso?’ Tim Malyon, chefe do ROC, disse em uma prévia da FIA.
“Bem, colocamos as pessoas nisso, porque essa é a solução mais precisa. O que pretendemos fazer agora é introduzir um nível acima do ROC, e isso é um software de IA.
“Mais uma vez, pode parecer estranho, mas a metodologia com esta IA tem muitos paralelos com as discussões em curso na medicina neste momento e com o uso da Visão Computacional, por exemplo, para digitalizar dados de rastreio de câncer.”
“O que eles concluíram é que não querem usar a Visão Computacional para diagnosticar o câncer, o que eles querem fazer é usá-la para descartar 80% dos casos onde claramente não há câncer, a fim de dar o resultado – treinarmos mais tempo às pessoas para olharem para os 20%. E é isso que pretendemos.”
No GP da Áustria, em julho, a FIA teve 1.200 infrações potenciais para resolver.
Malyon acrescentou: “Se você retirasse todos os que estavam sendo relatados erroneamente pelos loops, e depois fizesse a análise para ver todos os que foram relatados corretamente pelos loops e também foram capturados pelo humano, a resposta era sim.”
“Então basicamente concluímos que os loops eram insuficientemente precisos. E que, de longe, nossa solução mais precisa foi ter um analista de dados observando o próprio vídeo. Na verdade, esse é um elemento interessante da história – já que atualmente, através do posicionamento em loop, através do posicionamento GPS, etc., o ser humano ainda vence.”
Chris Bentley, chefe de estratégia de sistemas de informação de monopostos da FIA, disse: “Desativamos os loops agora para todos os circuitos, a menos que haja uma chicane, porque isso apenas atrapalha o que estamos tentando alcançar. E, em última análise, a regra é que, se estiver muito perto para se ter certeza, o benefício da dúvida vai para o piloto.”
O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, sugeriu no início desta temporada que a FIA deveria usar IA para ajudar a melhorar as ligações dos comissários da F1.
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