FIA vai testar Inteligência Artificial para os limites de pista em Abu Dhabi

quinta-feira, 23 de novembro de 2023 às 13:29

Limites de pista F1

A FIA vai testar um sistema de ‘Visão Computacional’ para lidar automaticamente com qualquer suspeita de violação dos limites da pista no final da temporada de 2023 em Abu Dhabi.

Espera-se que a tecnologia avalie melhor quando os carros ultrapassem os limites da pista e diminua a necessidade de verificações finais realizadas por um ser humano, como é o caso atualmente.

Deve também acelerar o processo no Centro de Operações Remotas (ROC) da FIA, introduzido na sequência da revisão do desastre do GP de Abu Dhabi de 2021.

Se for bem-sucedida, a IA (inteligência Artificial) ajudará a F1 a consertar alguns dos desastres que enfrentou em torno das infrações aos limites da pista.

“No momento, nós ‘forçamos brutalmente’ a situação, dizendo ‘precisamos fazer milhares de verificações, mas como fazer isso?’ Tim Malyon, chefe do ROC, disse em uma prévia da FIA.

“Bem, colocamos as pessoas nisso, porque essa é a solução mais precisa. O que pretendemos fazer agora é introduzir um nível acima do ROC, e isso é um software de IA.

“Mais uma vez, pode parecer estranho, mas a metodologia com esta IA tem muitos paralelos com as discussões em curso na medicina neste momento e com o uso da Visão Computacional, por exemplo, para digitalizar dados de rastreio de câncer.”

“O que eles concluíram é que não querem usar a Visão Computacional para diagnosticar o câncer, o que eles querem fazer é usá-la para descartar 80% dos casos onde claramente não há câncer, a fim de dar o resultado – treinarmos mais tempo às pessoas para olharem para os 20%. E é isso que pretendemos.”

No GP da Áustria, em julho, a FIA teve 1.200 infrações potenciais para resolver.

Malyon acrescentou: “Se você retirasse todos os que estavam sendo relatados erroneamente pelos loops, e depois fizesse a análise para ver todos os que foram relatados corretamente pelos loops e também foram capturados pelo humano, a resposta era sim.”

“Então basicamente concluímos que os loops eram insuficientemente precisos. E que, de longe, nossa solução mais precisa foi ter um analista de dados observando o próprio vídeo. Na verdade, esse é um elemento interessante da história – já que atualmente, através do posicionamento em loop, através do posicionamento GPS, etc., o ser humano ainda vence.”

Chris Bentley, chefe de estratégia de sistemas de informação de monopostos da FIA, disse: “Desativamos os loops agora para todos os circuitos, a menos que haja uma chicane, porque isso apenas atrapalha o que estamos tentando alcançar. E, em última análise, a regra é que, se estiver muito perto para se ter certeza, o benefício da dúvida vai para o piloto.”

O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, sugeriu no início desta temporada que a FIA deveria usar IA para ajudar a melhorar as ligações dos comissários da F1.

AS - www.autoracing.com.br

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