FIA tenta evitar “supremacia de motor semelhante à Mercedes” em 2026
domingo, 7 de janeiro de 2024 às 15:30A FIA quer evitar que uma equipe tenha uma grande vantagem com o novo regulamento de motores que entrará em vigor em 2026. Nikolas Tombazis está observando atentamente a situação. A Mercedes tinha de longe a unidade de potência mais forte quando a última grande mudança de motor foi introduzida em 2014.
Nikolas Tombazis, da Comissão de Monopostos da FIA, está alerta e quer evitar uma grande vantagem para uma equipe. “Obviamente, não queremos começar essa temporada com grande polêmica. Da última vez, aconteceu isso. Desde então, aprendemos um pouco mais e podemos ter certeza de que podemos evitar qualquer tipo de polêmica”, disse.
“Escrever as regras, então, foi outro ponto crítico da última vez. Essas regras fizeram com que todas as equipes tivessem suas próprias opiniões sobre elas. É também por isso que o limite de custos foi introduzido”, explicou ele ao Autosport.com.
Em 2014, o motor híbrido foi introduzido. Houve uma mudança do motor V8 aspirado para um V6 turbo. A Mercedes conseguiu capitalizar isso muito bem, terminando com uma série de oito campeonatos de construtores e sete de pilotos conquistados. Prevenir outra situação deste tipo é agora a prioridade da FIA.
2026, f1, fia, formula 1, mercedes f1, motor, nikolas tombazis, noticias f1, regulamento
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.