FIA se dá por satisfeita e não vai investigar a Red Bull

sábado, 19 de outubro de 2024 às 9:30

Inspeção na Red Bull

Nikolas Tombazis, chefe de monopostos da FIA, diz que está satisfeito com o tratamento do caso em torno do “bib frontal” da Red Bull Racing. Ele também esclareceu que o órgão regulador não pretende verificar retroativamente se o mecanismo de regulagem de altura foi utilizado anteriormente pela equipe austríaca de Fórmula 1.

“Não tínhamos indicações claras de que alguém estivesse fazendo tal coisa”, reiterou Tombazis à Sky Sports. “Dissemos que a partir desta corrida não deverá haver possibilidade de fazer tal coisa”. Enquanto isso, a FIA viu o mecanismo da Red Bull, e o órgão dirigente está convencido de que a equipe de F1 está seguindo as regras.

“Se uma equipe tem um design que permite mudanças rápidas na altura (do carro), ela tem que ser vedada para que não possam acessá-la no parque fechado. Acho que todas as equipes cumpriram isso e, para nós, está razoavelmente sob controle”, explicou Tombazis.

O CEO da McLaren, Zak Brown, disse na sexta-feira que não estava convencido pela explicação da Red Bull e exigiu esclarecimentos da FIA. O americano de 52 anos acredita que deveria haver uma investigação para saber se a equipe de Max Verstappen não conseguiu tirar vantagem da solução. No entanto, essa investigação não vai acontecer, confirmou Tombazis.

“Estamos falando de alguns milímetros. Estamos falando de números muito, muito pequenos. Não acho que seja algo que possamos verificar”, comentou ele.

O chefe de moopostos da FIA acrescenta que também não há indícios de que a Red Bull tenha utilizado o dispositivo no passado. “Como eu disse, não temos qualquer indicação ou prova de que algo desagradável tenha acontecido antes”, concluiu ele.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.