FIA responde aos rumores sobre o teto orçamentário
domingo, 23 de julho de 2023 às 15:22Respondendo aos relatos de que duas ou três equipes teriam violado o teto orçamentário em 2022, a FIA reiterou que o processo de auditoria ainda está em andamento.
As equipes de Fórmula 1 estavam limitadas a um gasto de $140 milhões na temporada passada, uma redução de $5 milhões em relação ao primeiro ano do regulamento financeiro – porém, com um ajuste no meio da temporada para combater a inflação.
Foi concluído que a Red Bull excedeu o teto orçamentário em 2021, com os primeiros rumores surgindo no GP de Cingapura do ano passado.
Entretanto, os relatos sobre potenciais violações apareceram mais cedo nesta temporada. Segundo a mídia italiana, três equipes gastaram mais do que o permitido, enquanto a mídia alemã alega que são apenas duas.
Em resposta às especulações contínuas, um porta-voz da FIA disse: “Nós gostaríamos de reiterar o processo em andamento precedendo a certificação do regulamento financeiro para as equipes – nenhuma delas foi informada sobre o status de sua certificação”.
“O trabalho de auditoria ainda está em andamento e deverá ser concluído nas próximas semanas. Depois disso, haverá um período necessário para a finalização do relatório”.
“Não há e nunca houve um prazo específico para a certificação, e quaisquer sugestões de atrasos no processo ou potenciais violações são completamente sem fundamento”.
“A Administração do Teto Orçamentário comunicará formalmente suas descobertas de acordo com o procedimento estabelecido no Regulamento Financeiro”.
“O prazo não é fixo intencionalmente a fim de evitar prejudicar a robustez e a efetividade da revisão”.
f1, fia, formula 1, resposta, rumores, teto orçamentário, violações
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.