FIA: Renault não pode impedir entrada da Andretti
terça-feira, 17 de outubro de 2023 às 9:40Mohammed Ben Sulayem diz que a Renault ou qualquer outra fornecedora não poderá impedir a entrada da Andretti na Fórmula 1.
O presidente da FIA está em uma disputa de poder com a Liberty Media, proprietária dos direitos comerciais, e com as 10 equipes existentes – que são contra a entrada da Andretti já em 2025.
Meses atrás, a Andretti fechou um acordo provisório de fornecimento de motores com a Renault.
Contudo, Bruno Famin, chefe da Alpine, revelou que o acordo expirou e as conversas não serão retomadas até a equipe americana ser aprovada pela Liberty.
Entretanto, segundo Ben Sulayem, nem mesmo a falta de um contrato de fornecimento de motores vai atrapalhar o esforço da Andretti.
“As regras afirmam que ninguém pode recusá-los”, declarou ele à revista holandesa Formule 1. “Se todas as fornecedoras disserem não, a FIA tem o poder de apontar alguma. Seria a fornecedora com menos clientes”.
“Então, nós escolhemos aleatoriamente entre as duas e elas são obrigadas a fornecer. Isso também não é segredo. Provavelmente serão Alpine e Honda, e uma delas vencerá porque são as regras”.
Apesar da Andretti ser explicitamente apoiada pela Cadillac, de propriedade da General Motors, Ben Sulayem diz que a equipe precisará de um fornecimento de motores inicialmente.
Porém, ele afirma que a meta é a Cadillac eventualmente construir um motor.
“Nós também pedimos isso e eventualmente vai acontecer”, confirmou ele. “Mas os motores não são feitos em apenas quatro ou cinco anos. Portanto, nos primeiros anos, a Andretti terá de correr com outra fornecedora”.
Andretti Cadillac, f1, fia, formula 1, Mohammed ben Sulayem, noticias f1, renault
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.