FIA reintroduz regra de classificação no GP do Japão

quinta-feira, 21 de setembro de 2023 às 9:46

Fórmula 1

Niels Wittich, diretor de prova da FIA, reintroduziu o limite de tempo máximo para todas as voltas de classificação antes do GP do Japão.

A medida foi usada pela última vez no GP da Itália, onde os pilotos estavam tirando o pé no último setor para ter uma volta limpa e causando o risco de uma colisão entre carros quase parados e em alta velocidade.

Reagindo aos incidentes dos treinos, Wittich decidiu implementar uma regra válida para todas as voltas de classificação, e não apenas para as de retorno aos pits como normalmente é o caso.

Entretanto, a regra de “todas as voltas” foi cancelada no GP de Singapura, permitindo que os pilotos fizessem voltas de saída muito lentas e criando uma situação perigosa no Q1 com quase metade do pelotão agrupado.

Em suas notas pré-evento usuais enviadas a todas as equipes e pilotos, Wittich confirmou a reintrodução da regra de “todas as voltas” em Suzuka.

“Para a realização segura e ordenada do evento, a não ser em circunstâncias excepcionais aceitas pelos comissários, qualquer piloto que exceder o tempo máximo da segunda até a primeira linha do safety car em todas as voltas durante e após a classificação, incluindo voltas de retorno e saída, pode ser julgado como andando desnecessariamente devagar”, escreveu ele.

Entretanto, isso não significa que um piloto será automaticamente penalizado; se ele conseguir dar uma explicação aceitável para não ter cumprido o tempo mínimo, os comissários podem decidir não aplicar uma punição.

Foi o que aconteceu com Carlos Sainz e Charles Leclerc em Monza – onde foi considerado que eles saíram do traçado para dar passagem a carros mais rápidos.

Depois do segundo treino livre na sexta-feira, Wittich confirmará para equipes e pilotos qual será o tempo mínimo no sábado em Suzuka.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.