FIA recebe solicitação da superlicença para Andrea Kimi Antonelli

sexta-feira, 3 de maio de 2024 às 17:18

Andrea Kimi Antonelli – Mercedes – Abril de 2024

A FIA recebeu uma solicitação que pede que ela permita que o piloto júnior da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, faça sua estreia na Fórmula 1.

Antonelli é altamente cotado para uma vaga na Mercedes no próximo ano, quando a equipe precisar substituir Lewis Hamilton, que vai para a Ferrari.

As quatro vitórias de Antonelli em campeonatos diferentes nos últimos dois anos significam que ele já tem mais pontos do que os 40 necessários para obter a superlicença da FIA e se qualificar para correr na F1.

No entanto, o Código Desportivo Internacional da FIA afirma que um piloto “deve ter pelo menos 18 anos de idade no início do evento da sua primeira competição de F1”. Antonelli só completará 18 anos no dia 25 de agosto, dia do GP da Holanda e, portanto, não poderia participar de uma competição até a rodada seguinte, em Monza, na Itália.

Antonelli é membro do programa de pilotos juniores da Mercedes desde 2018. Um um porta-voz da equipe confirmou ao RaceFans que eles não estão buscando uma mudança nas regras ou dispensa para que ele faça uma estreia antecipada na F1.

Um destino potencial para Antonelli é a equipe cliente da Mercedes, Williams. O chefe da equipe, James Vowles, juntou-se à equipe no ano passado vindo da Mercedes, onde esteve envolvido no programa de jovens pilotos e trabalhou com Antonelli.

Se Antonelli chegasse à Williams este ano, provavelmente ocuparia o lugar de Logan Sargeant, já que o contrato de Alexander Albon já se estende até o próximo ano. Rumores sobre o futuro de Sargeant já começaram a circular em Miami, palco de seu GP em casa neste fim de semana.

Sargeant não conseguiu impressionar desde que ingressou na Williams no ano passado. Ele não superou Albon nenhuma vez em 27 GPs e teve uma série de acidentes. Ele foi substituído pela equipe durante o fim de semana do GP da Austrália depois que Albon bateu nos treinos, deixando-os com um único chassi, já que Vowles sentiu que seu companheiro de equipe oferecia a melhor chance de marcar pontos na corrida.

A Williams não fez qualquer comentário. Qualquer mudança nos planos de corrida de Antonelli exigiria o acordo de sua equipe administrativa, incluindo a Mercedes.

A FIA está considerando o pedido, mas é improvável que qualquer mudança aconteça rapidamente, pois exigiria a aprovação de várias pessoas e comissões.

O corpo diretivo já se manteve firme em suas restrições de superlicença. Em 2022, recusou um pedido da Red Bull para permitir que o piloto da IndyCar Colton Herta fizesse sua estreia na Fórmula 1 com sua equipe júnior. Embora Herta tivesse idade suficiente, ele não tinha os 40 pontos necessários em sua superlicença.

A FIA introduziu o limite de idade de 18 anos em 2016, em reação à Red Bull dar a Max Verstappen sua estreia na F1 aos 17 anos.

Antonelli venceu os campeonatos de Fórmula Regional da Europa e do Oriente Médio na temporada passada.

Ele testou dois carros Mercedes de Fórmula 1 desde a última corrida de F2 na Austrália, em março. Ele pilotou o W12 com especificação 2021 da equipe no Red Bull Ring e experimentou um W13 com especificação 2022 em Imola.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.