FIA quer “telemetria humana” na Formula 1

sexta-feira, 29 de maio de 2015 às 9:40

Batida de Fernando Alonso em Barcelona

A FIA quer conectar os pilotos à telemetria. A publicação italiana Omnicorse alega que a federação vai testar a coleta de dados em tempo real para informações do coração, da respiração e da temperatura das estrelas da Fórmula 1 na pista ainda este ano.

A ambição é eventualmente tornar obrigatória a “telemetria humana” em nome da segurança. Segundo o relato, isso daria à equipe médica informações cruciais no caso de acidentes, como o sofrido por Jules Bianchi no Japão em 2014 ou o misterioso incidente de Fernando Alonso nos testes de inverno.

Há duas semanas, a McLaren admitiu que a causa da batida de Alonso em Barcelona pode continuar sendo um mistério para sempre.

“Pudemos ver tudo pela telemetria, a maneira como descreve a sensação do volante pesado e o momento em que bateu o carro”, declarou Jonathan Neale, diretor de gerenciamento, ao jornal Express.

“Nas três semanas seguintes, passamos por um processo meticuloso com a FIA. Desmontamos o carro, realizamos testes e analisamos cuidadosamente os dados. A FIA foi brilhante e nos deu os dados que tinha, e nós compartilhamos tudo com eles; não conseguimos encontrar nada”, acrescentou ele.

“O pobre Fernando também, ele parecia uma almofada de alfinetes depois de tantos exames diferentes. Não tenho mais nada para poder peneirar. Ele (Alonso) foi exaustivamente testado. A realidade é que nenhum de nós realmente sabe (o que aconteceu)”, concluiu Neale.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.