FIA propõe solução para polêmica do teto orçamentário

segunda-feira, 27 de junho de 2022 às 9:31

Fórmula 1

A FIA fez uma proposta para acabar com a controvérsia atual do teto orçamentário pagando às equipes uma quantia fixa que compensaria o aumento da inflação.

Apesar de muitas das equipes menores insistirem que o teto de $140 milhões deveria ser estritamente respeitado neste ano, outras – incluindo Red Bull, Mercedes e Ferrari – argumentam que a crise da inflação não poderia ser mais séria.

De acordo com a Auto Motor und Sport, a mais recente rodada de reuniões de bastidores relacionadas às finanças resultaram em uma solução proposta pela FIA.

“A Fórmula 1 pagaria um dinheiro extra a todas as equipes, o que não contaria para o teto orçamentário”, revelou o correspondente Michael Schmidt. “Entretanto, o auxílio seria posteriormente subtraído do bolo de distribuição de renda”.

Comenta-se que a quantia seria de $3 milhões ou 3% do teto atual de $140 milhões – $4.2 milhões.

A Alfa Romeo havia rejeitado um aumento simples do teto orçamentário porque algumas equipes nem sequer gastarão $140 milhões em 2022.

A Alpine também expressou sua oposição a um aumento, mas parece disposta a aceitar o compromisso proposto. “Se todos se beneficiarem da mesma maneira, nós aceitamos”, declarou Otmar Szafnauer, chefe da equipe.

Gunther Steiner, chefe da Haas, concorda: “Seria um compromisso decente porque as equipes que não atingirem o limite orçamentário também irão se beneficiar”.

Contudo, a proposta ainda não foi aprovada por Stefano Domenicali, chefe executivo da F1.

“Nós estamos analisando isso”, disse supostamente uma fonte da Formula One Management. “Afinal, é o nosso dinheiro que seria distribuído aqui”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.