FIA propõe “pára-brisas” visando proteger a cabeça dos pilotos

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 às 10:56

windscreenA FIA está propondo o uso obrigatório de pára-brisas de plexiglass nos cockpits dos carros de Fórmula 1, de acordo com um relato italiano. A Autosprint alega que a inovação teria o objetivo de proteger os pilotos de impactos na cabeça.

A exposição da cabeça dos pilotos ganhou destaque no ano passado, quando Felipe Massa sofreu ferimentos sérios ao ser atingido por uma mola de suspensão, dias depois da morte de Henry Surtees na Fórmula 2, quando uma roda solta cruzou seu caminho.

“Não estou dizendo que precisamos cobrir completamente o cockpit”, declarou Massa após se recuperar de seus ferimentos. “Mas talvez possamos fazer algumas outras coisas no carro visando impedir que uma roda atinja sua cabeça”.

Depois dos incidentes do ano passado, Bernie Ecclestone disse que o professor Sid Watkins – presidente do Instituto de Segurança do Automobilismo da FIA – havia recebido a tarefa de lidar com o caso.

O esforço renovado para a segurança da cabeça do piloto também ocorre apenas seis semanas após o bico da Force India de Vitantonio Liuzzi quase atingir a cabeça de Michael Schumacher durante a etapa final da temporada 2010 em Abu Dhabi.

A Autosprint afirmou que a estrutura de proteção proposta, mesmo não impedindo a visibilidade do piloto, seria projetada para suportar o impacto de uma roda voando e um peso total de 640 kg. Segundo o relato, a solução também precisaria levar em conta seu impacto aerodinâmico.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.