FIA pronta para aprovar oficialmente a entrada da Cadillac

terça-feira, 28 de janeiro de 2025 às 9:25

Ilustração Cadillac F1

A Cadillac, futura 11ª equipe de Fórmula 1, está prestes a superar o último obstáculo antes de receber oficialmente sinal verde para estrear em 2026.

Após uma intensa saga que até desencadeou investigações do governo dos EUA, a Liberty Media, proprietária da F1, finalmente decidiu deixar o projeto iniciado pela Andretti prosseguir.

Agora, o obstáculo final é a inscrição oficial da FIA, de acordo com a Auto Motor und Sport. A federação aprovou originalmente a Andretti-Cadillac há dois anos – então um novo processo está em andamento.

Contudo, o correspondente Michael Schmidt disse que a aprovação deve ser “uma formalidade” e levar apenas algumas semanas.

“A FIA está atualmente revisando a inscrição da Cadillac”, disse um porta-voz da federação. “Estamos nos estágios finais da revisão operacional e esperamos concluir o processo em breve”.

“Estamos trabalhando dentro do prazo prescrito. Se a entrada da Cadillac for aprovada, ela atenderá aos requisitos para estrear na temporada 2026”.

O funcionário da FIA explicou que a Cadillac estará imediatamente sujeita às limitações do teto orçamentário e às restrições do túnel de vento assim que a aprovação for dada.

“O teto orçamentário será aplicado à Cadillac em 2025 a partir do momento em que seu registro para a temporada 2026 for concluído”, explicou ele.

Também foi revelado que se a Cadillac, de propriedade da General Motors, quiser cumprir sua meta de usar uma unidade de potência de fábrica a partir de 2028, ela deve começar a obedecer o regulamento relacionado imediatamente.

“De acordo com o regulamento atual, os fabricantes de unidades de potência devem cumprir as restrições necessárias, incluindo testes de bancada, pelo menos três anos antes de sua entrada planejada. Esta seria a data mais recente possível para notificar a FIA”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.