FIA proíbe sinalizadores e bombas de fumaça

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023 às 15:40

Sinalizador em Zandvoort

Às vezes produzem imagens espetaculares, mas também trazem perigos: sinalizadores e bombas de fumaça durante as corridas de Fórmula 1. Já estão proibidos em vários circuitos, mas a FIA incluiu agora uma proibição explícita no código de conduta dos regulamentos.

Costumava ser fumaça vermelha, especialmente durante o Grande Prêmio da Itália devido aos sinais vermelhos dos Tifosi, que apareceram em massa para torcer pela Ferrari durante o período dominante da Scuderia com Michael Schumacher.

Hoje em dia, a fumaça é laranja e é dirigida a Max Verstappen. Durante as corridas de F1 que atraem grandes multidões de fãs do piloto da Red Bull Racing, como os GPs da Holanda, Bélgica e Áustria, os circuitos ficaram envoltos em neblina laranja em diversas ocasiões.

No entanto, isto também criou situações perigosas – não só a visibilidade era fraca para os pilotos no início e no fim da corrida, mas alguns decidiram lançar um sinalizador para a pista. Isto fez com que os organizadores das corridas de Zandvoort e Spa-Francorchamps não permitissem mais estes produtos.

A partir de 2024, a FIA incluirá a proibição total de produtos pirotécnicos no Código Desportivo Internacional. Isto significa “qualquer dispositivo que contenha substâncias exotérmicas ou uma mistura exotérmica de substâncias destinadas a produzir um efeito calorífico, luminoso, sonoro, gasoso ou de fumaça, ou uma combinação desses efeitos, incluindo, mas não limitado a, foguetes, bombas de fumaça e fogos de artifício”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.