FIA pode reintroduzir a Diretiva Técnica 39 rapidamente
segunda-feira, 27 de março de 2023 às 18:16
Assoalho F1 2022
A FIA pode reintroduzir a Diretiva Técnica 39 (TD39/22) “em um prazo muito curto” se os quiques ressurgirem novamente nesta temporada.
A Diretiva Técnica (TD39/22) que foi introduzida antes do GP da Bélgica de 2022, tinha como objetivo aliviar os quiques presentes em vários carros, principalmente no W13 da Mercedes, já que ele foi o mais afetado pelo fenômeno.
Esta diretiva técnica fez a FIA formular uma métrica de oscilação aerodinâmica (AOM) que é usada para medir quanto cada carro estaria quicando na pista. A diretiva basicamente reforçava que a prancha debaixo do carro não poderia se deformar em lugar algum, o que impedia de alguma equipe cortá-la no terço final para que a parte traseira da prancha ficasse mais baixa servindo como uma espécie de apoio aerodinâmico num carro mais baixo do que o regulamento permitia.
Antes da introdução dessa diretiva, a FIA só media o desgaste da parte da frente da prancha e após isso passou a medi-la por inteiro.
Caso a FIA considerasse que um carro estava “quicando excessivamente”, eles tinham autoridade para impedi-lo de participar de um fim de semana de corrida até que mudanças – como aumentar a altura do carro em relação ao solo – fossem feitas para aliviar o efeito.
Após o regulamento da FIA aumentar a altura mínima do carro em 15 mm antes da temporada da F1 de 2023, a TD39/22 foi “esquecida”.
Mas a FIA disse que comunicou sua decisão de descartar a diretiva técnica com as equipes, Fórmula 1 e Pirelli em “tempo oportuno”.
Ela também enfatizou que o AOM continua em vigor, “e ainda estamos coletando dados dessa métrica – mas como o assunto parece estar sob controle, foi declarado que não aplicaremos um limite no próximo período”.
Mas a FIA também afirmou que o grid da Fórmula 1 foi avisado de que “se o parâmetro piorasse novamente, nós o reintroduziríamos em prazo muito curto.”
“Como tudo já está em vigor, podemos reiniciar a implementação (medição) de forma relativamente rápida”, continuou a FIA.
Além disso, a entidade revelou que planeja tornar públicas todas as diretrizes técnicas – passadas e presentes – “muito em breve”.
“Mas para fazer isso, precisamos eliminar qualquer informação confidencial e privada.”
“Isso está atualmente em desenvolvimento, então você pode esperar algo nos próximos meses.”
“Isso vai melhorar o nível de acesso e compreensão das regras técnicas para a mídia e fãs no futuro.”
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