FIA planeja mudanças para combater os quiques em 2023

sexta-feira, 15 de julho de 2022 às 9:19

Mercedes

A FIA está trabalhando em uma série de mudanças no regulamento técnico da Fórmula 1 para 2023 na tentativa de combater os quiques.

Após o GP do Azerbaijão, a federação decidiu intervir visando proteger os pilotos dos efeitos das “oscilações verticais” severas.

Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo e vários outros reclamaram de dor nas costas depois da corrida, enquanto Pierre Gasly revelou ter precisado de analgésicos durante o fim de semana.

A FIA divulgou uma diretiva técnica com o objetivo de impedir que as equipes corram com um carro que poderia colocar seus pilotos em risco. Por exemplo, se ele quicar demais, a altura deve ser aumentada para que não haja o risco de desclassificação.

A princípio, essas medidas deveriam entrar em vigor no GP da França, mas elas foram adiadas para a Bélgica – onde a F1 retorna de seu recesso de verão.

Na quinta-feira, houve uma reunião do Comitê de Consultoria Técnica entre a FIA, a F1 e diretores técnicos de todas as 10 equipes.

Segundo o racingnews365.com, medidas a curto prazo e uma solução a longo prazo para os quiques foram discutidas, com a FIA aprovando uma abordagem “construtiva” no procedimento.

Em Spa-Francorchamps, várias medidas importantes passarão a vigorar, incluindo uma maior rigidez das pranchas e um esclarecimento sobre como o desgaste será medido.

Além disso, uma nova métrica será introduzida para quantificar os quiques – que terão de ficar abaixo de um determinado valor durante as corridas. As equipes poderão usar essa métrica a partir do GP da França para compreender os efeitos no acerto.

Depois de uma aparente redução dos quiques nos eventos recentes, as soluções a curto prazo são vistas como necessárias por causa dos próximos circuitos no calendário, onde os efeitos poderiam piorar novamente.

Contudo, essas medidas a curto prazo não são consideradas a solução definitiva para o problema dos quiques.

Isso se deve principalmente à expectativa dos carros gerarem mais downforce conforme a nova era do regulamento técnico se desenvolve, levando a uma piora dos efeitos sem intervenções adicionais.

Portanto, várias alterações nas regras estão sendo aprimoradas pela FIA para a temporada 2023.

Elas incluirão uma elevação de 25mm das bordas do assoalho, uma elevação da garganta do difusor sob o assoalho, a introdução de testes mais rigorosos da flexibilidade lateral do assoalho e um sensor mais preciso para ajudar a quantificar a oscilação aerodinâmica.

Todas essas medidas serão submetidas ao Conselho Mundial de Automobilismo para consideração e aprovação.

 

LS - www.autoracing.com.br

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