FIA não cumpre seu próprio regulamento

quinta-feira, 23 de março de 2023 às 12:34

Alonso “cumprindo” a punição

De acordo com o Regulamento Esportivo da FIA de 2023, não se pode trabalhar no carro de um piloto quando ele está cumprindo uma punição, entre elas uma punição de 5 segundos.

Isso está escrito com todas as letras no regulamento. A punição para quem não segue essa regra é a desclassificação da corrida.

Uma vez que o mecânico do macaco traseiro de Fernando Alonso encaixou a sua ferramenta no carro de Alonso enquanto ele estava parado no box cumprindo a punição de 5 segundos no GP da Arábia Saudita no último domingo, é evidente que isso é um “trabalho” que já está sendo feito no carro durante a punição, pois ganha-se tempo antes que a punição termine.

Portanto, a FIA errou inúmeras vezes nesse caso. Errou ao dar uma punição de mais 10 segundos para Alonso, quando o regulamento mandava desclassificá-lo. Errou de novo ao demorar para aplicar a punição errada. E finalmente errou novamente ao tirar a punição de Alonso e devolvê-lo ao terceiro lugar na corrida.

É importante notar que, assim como no caso de Abu Dhabi 2021, quando a desculpa da FIA na época foi que havia um “acordo de cavalheiros” para não terminar as corridas sob safety car e tiraram o título de Lewis Hamilton por causa disso, o Autoracing novamente consultou um advogado especializado em Direito Esportivo e em suma ele nos respondeu isso:

“… Não sabemos se há, mas mesmo que haja um “Acordo de Cavalheiros” por escrito e assinado por todos os envolvidos, nenhum tipo de acordo pode se sobrepor ao Regulamento Oficial da Competição. Acordo de Cavalheiros é algo juridicamente possível quando não há cláusula(s) no regulamento arregimentando alguma situação não prevista, o que não foi o caso em Abu Dhabi 2021 e não é o caso de Fernando Alonso e Aston Martin no GP da Arábia Saudita disputado no circuito de Jeddah em 19 de março de 2023…”

Fernando Alonso incorreu na penalidade prevista no Artigo 54.3a)

Veja o Regulamento Esportivo da FIA traduzido pelo Autoracing e o original em inglês.

54) INCIDENTES DURANTE A SPRINT OU A CORRIDA
(…)

54.3 Os comissários podem impor qualquer uma das penalidades abaixo a qualquer piloto envolvido em um Incidente:

a) Uma penalidade de cinco (5) segundos. O piloto deve entrar no pit lane, parar em sua posição de pit stop por pelo menos cinco segundos e depois voltar para a sprint ou a corrida. O piloto em questão pode, no entanto, optar por não parar, desde que não faça mais nenhum pit stop antes do final da sprint ou da corrida. Nesses casos, cinco (5) segundos serão adicionados ao tempo decorrido da sprint ou corrida do piloto em questão.

54.4 Se os comissários decidirem aplicar qualquer uma das penalidades nos termos dos Artigos   54.3a), 54.3b), 54.3c) ou 54.3d), o seguinte procedimento será seguido:

a) Os comissários notificarão por escrito a penalidade imposta ao Concorrente em questão e informarão todos os Concorrentes usando o sistema oficial de mensagens.

b) Com exceção dos Artigos 54.     3a) e 54.3b) acima, a partir do momento em que o Concorrente em questão é notificado da decisão dos comissários usando o sistema de mensagens oficial, o piloto relevante pode cruzar a linha na pista não mais do que duas vezes antes de entrar o pit lane e, no caso de uma penalidade de acordo com o Artigo 54.3d), procedendo à sua posição de pit stop onde permanecerá durante o período da penalidade de tempo (*aqui não houve problema, pois Alonso se encaixa na exceção).

No entanto, a menos que o piloto já estivesse na entrada do box para cumprir sua penalidade, ele não pode cumprir a penalidade se o procedimento VSC estiver em uso ou após o acionamento do safety car. O número de vezes que o piloto cruza a Linha atrás do safety car ou durante o procedimento VSC será adicionado ao número máximo de vezes que ele pode cruzar a Linha na pista.

c) Enquanto um carro estiver parado no pit lane como resultado de uma penalidade de acordo com os Artigos 54.3a) ou 54.3b) acima, ele não pode ser trabalhado até que o carro esteja parado durante a penalidade (*ou seja, não se pode trabalhar no carro pelo tempo que dure a punição).

d) Enquanto um carro estiver parado no pit lane como resultado de uma penalidade de tempo de acordo com o Artigo 54.3d) acima, ele não poderá ser trabalhado. No entanto, se o motor parar, qualquer trabalho necessário para reiniciar pode ser executado após o período de penalidade de tempo ter decorrido. Se o Concorrente não conseguir ligar o motor, o carro só pode ser trabalhado na garagem do piloto (*ou seja, até se o motor morrer os mecânicos terão que esperar a punição terminar para religá-lo)

e) Qualquer violação ou incumprimento dos artigos 54.4b), 54.4c) ou 54.4d) pode resultar na desclassificação do carro.

Agora veja o Regulamento Esportivo da FIA original em inglês.

54) INCIDENTS DURING THE SPRINT SESSION OR THE RACE

54.3 The stewards may impose any one of the penalties below on any driver involved in an Incident:

a) A five (5) second time penalty. The driver must enter the pit lane, stop in his pit stop position for at least five seconds and then re-join the sprint session or the race. The relevant driver may however elect not to stop, provided he carries out no further pit stop before the end of the sprint session or the race. In such cases five (5) seconds will be added to the elapsed the sprint session or race time of the driver concerned.

54.4 Should the stewards decide to impose any of the penalties under Article 54.3a), 54.3b), 54.3c) or 54.3d), the following procedure will be followed:

a) The stewards will give written notification of the penalty which has been imposed to the Competitor concerned and will inform all Competitors using the official messaging system.

b) With the exception of Articles 54.3a) and 54.3b) above, from the time the Competitor concerned is notified of the stewards’ decision using the official messaging system the relevant driver may cross the Line on the track no more than twice before entering the pit lane and, in the case of a penalty in accordance with Article 54.3d), proceeding to his pit stop position where he shall remain for the period of the time penalty.

However, unless the driver was already in the pit entry for the purpose of serving his penalty, he may not carry out the penalty if the VSC procedure is in use or after the safety car has been deployed. The number of times the driver crosses the Line behind the safety car or during the VSC procedure will be added to the maximum number of times he may cross the Line on the track.

c) Whilst a car is stationary in the pit lane as a result of incurring a penalty in accordance with Articles 54.3a) or 54.3b) above, it may not be worked on until the car has been stationary for the duration of the penalty.

d) Whilst a car is stationary in the pit lane as a result of incurring a time penalty in accordance with Article 54.3d) above it may not be worked on. However, if the engine stops any work necessary to re-start it may be carried out after the time penalty period has elapsed. If the Competitor is unable to start the engine the car may then only be worked on in the driver’s garage.

e) Any breach or failure to comply with Articles 54.4b), 54.4c) or 54.4d) may result in the car being disqualified.

AS - www.autoracing.com.br

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