FIA mudará procedimentos após incidentes no Japão

sexta-feira, 21 de outubro de 2022 às 15:35

Pierre Gasly

A FIA acaba de anunciar que mudará alguns procedimentos, seguindo o que aconteceu no GP do Japão. Analisará se os regulamentos podem ser mais claros em determinadas áreas.

A FIA criticou os eventos durante o GP do Japão. Vários pilotos levantaram preocupações sobre a situação perigosa que surgiu durante a corrida quando um trator entrou na pista enquanto os pilotos ainda circulavam. Existem várias questões principais que a FIA analisará mais detalhadamente.

A primeira grande mudança que a FIA fará a partir do GP dos Estados Unidos é o controle rotativo da corrida. Niels Wittich e Eduardo Freitas alternaram funções como diretores de corrida em 2022, mas nas quatro corridas restantes, apenas Wittich assumirá a liderança.

Além disso, a FIA reconhece que o trator deveria estar na pista mais tarde. Especialmente em condições climáticas severas, isso nunca deveria ter acontecido. O controle de corrida não notou inicialmente Pierre Gasly, que ficou para trás e passou pelo trator a toda velocidade, por causa de seu pit stop.

Como solução, haverá um safety car virtual dinâmico, ajustando a velocidade delta dos pilotos em setores específicos onde ocorreu um incidente. Juntamente com as equipes, eles vão analisar as penalidades para os pilotos que não cumprirem as regras sobre bandeiras amarelas, safety car, etc. Além disso, as equipes serão claramente informadas quando os veículos de recuperação estiverem na pista.

O desempenho dos pneus para chuva forte também será examinado em reuniões. Os pilotos revelaram que os compostos não funcionam bem em condições de chuva. Consequentemente, no Japão, os pilotos se recusaram a usar esses pneus.

Além disso, a FIA vai verificar os outdoors nas pistas. Gasly teve que entrar no pit lane porque não viu nada na primeira volta e bateu em uma placa. Será revisada a utilização e construção das placas publicitárias, bem como sua localização. No futuro, as placar devem ser impedidas de rasgar e acabar na pista. Como ponto final, será verificada a drenagem da água nos circuitos.

No futuro, a FIA quer evitar mais confusão em torno da pontuação. As regras para pontos em corridas encurtadas serão reformuladas para melhor refletir a intenção original.

No Japão, pensava-se que menos pontos seriam distribuídos por causa da corrida mais curta, mas no final descobriu-se que Verstappen ainda tinha pontos suficientes para conquistar seu segundo título. De fato, como a corrida foi oficialmente encerrada, todos os pontos foram distribuídos.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.