FIA muda regra controversa para permitir estreia de Antonelli
sexta-feira, 14 de junho de 2024 às 9:58
Andrea Kimi Antonelli
A FIA alterou um de seus regulamentos para dar a Andrea Kimi Antonelli a chance de fazer sua estreia na Fórmula 1 antes de completar 18 anos ainda em 2024.
Depois que Max Verstappen fez história na F1 em 2015 ao se tornar o piloto mais jovem da categoria aos 17 anos e 166 dias com a Toro Rosso, a FIA mudou suas regras para garantir que todos os detentores de superlicença tivessem no mínimo 18 anos.
Contudo, o surgimento de Antonelli levou a um pedido – supostamente da Williams – para a federação alterar a regra. O italiano só completará 18 anos no fim de semana do GP da Holanda.
Após um mês de deliberação, a FIA publicou uma atualização do Código Esportivo Internacional.
O regulamento agora afirma: “O piloto deve ter pelo menos 18 anos no início do evento de sua primeira competição de F1”.
“A critério exclusivo da FIA, um piloto que tenha demonstrado recente e consistentemente habilidade e maturidade excepcionais em competições de monopostos poderá receber uma superlicença aos 17 anos de idade”.
Anteriormente, a regra também estabelecia que os pilotos deveriam possuir carteira de habilitação válida ao solicitar uma superlicença pela primeira vez, o que foi descartado. Na Itália, o limite mínimo de idade para dirigir é 18 anos.
Essa mudança abre caminho para Antonelli competir na F1 antes de completar 18 anos em 25 de agosto.
Antonelli está correndo na F2, e apesar de uma temporada difícil com a Prema, ele já provou seu valor em inúmeras categorias juniores, conquistando títulos na F4, F4 italiana, Fórmula Regional do Oriente Médio e Fórmula Regional Europeia.
Entretanto, a Mercedes quer proteger sua jovem estrela em ascensão, que tem sido ligada à vaga de Lewis Hamilton na equipe quando o heptacampeão mundial for para a Ferrari.
Apesar de Toto Wolff ter afirmado que Antonelli representa o futuro da equipe, ele também leva em consideração o fato de que promovê-lo à F1 cedo demais pode ser prejudicial para seu desenvolvimento.
Entende-se que os empresários de Antonelli também são contra uma estreia prematura.
Porém, a decisão da FIA após o pedido coloca uma pressão considerável sobre Logan Sargeant, que pode não terminar a temporada com a Williams.
andrea kimi antonelli, f1, fia, formula 1, noticias f1, regra, superlicença
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.