Bearman e Ocon escapam de punição após toque em Silverstone

domingo, 6 de julho de 2025 às 16:59

Oliver Bearman e Esteban Ocon

A FIA decidiu não aplicar qualquer penalização aos pilotos da Haas após o incidente ocorrido durante o Grande Prêmio da Inglaterra.

Durante a relargada do safety car, Oliver Bearman e Esteban Ocon disputavam posição lado a lado na aproximação da curva 6. O britânico tentou mergulhar por dentro, mas acabou tocando no carro de Ocon. Como resultado, ambos rodaram e saíram da pista.

Condições climáticas foram determinantes

Logo após o fim da corrida, os comissários iniciaram uma investigação formal sobre o toque. No entanto, durante a audiência, tanto Bearman quanto Ocon destacaram que a pista ainda estava úmida, o que dificultava o controle dos carros.

Quero ser VIP
 

Além disso, ambos explicaram que estavam usando pneus slicks e tentando se manter na única faixa seca disponível – estreita e com largura suficiente apenas para um carro. Isso aumentou significativamente o risco da manobra.

FIA avalia múltiplos fatores e inocenta os dois

De acordo com o relatório oficial, “o carro 87 tentou ultrapassar o carro 31 por dentro na curva 6 com pista úmida e houve contato entre ambos”.

Contudo, ao considerar o contexto da manobra, os comissários entenderam que não era possível atribuir a culpa de forma clara.

Embora Bearman estivesse aparentemente dentro do que prevê o regulamento para disputar a curva no apex, a dinâmica dos carros, o nível de aderência e o espaço disponível no traçado tornaram a colisão inevitável.

Decisão final: incidente de corrida

Ainda segundo os comissários, Ocon não teve margem suficiente para abrir a trajetória e evitar o contato. Diante disso, a FIA concluiu que se tratou de um incidente de corrida em condições atípicas, sem culpados predominantes.

“Concordamos com a avaliação dos pilotos. As circunstâncias foram desafiadoras e o contato foi consequência disso”, explicaram eles. Portanto, nenhuma penalização foi aplicada.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.