FIA intervém: paradas desnecessárias no pit lane não são mais permitidas

quinta-feira, 2 de novembro de 2023 às 16:45

Max Verstappen

A FIA agiu sobre a situação que vinha sendo comentada recentemente: parar no final do pit lane. Como resultado, Max Verstappen foi alvo de uma lupa duas vezes, mas não foi punido. A partir do Grande Prêmio de São Paulo, no Brasil, tal ação será de fato penalizada.

Como parte de uma nova medida contra a obstrução de terceiros, os pilotos de Fórmula 1 não podem mais parar desnecessariamente em “via rápida” durante a classificação. Isso inclui o final do pit lane.

Uma medida recente da FIA impôs um tempo máximo de volta aos pilotos de F1 para evitar que atrapalhem. No entanto, esta medida teve a consequência adicional de os pilotos pararem durante muito tempo no final do pit lane para deixarem uma lacuna. Verstappen foi um dos pilotos que o fez e foi investigado por isso, mas não houve punição porque este caso em particular não estava claramente descrito nos regulamentos.

Isso agora mudou: “De acordo com o artigo 33.4 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1, os pilotos não estão autorizados a ir devagar desnecessariamente, o que inclui parar um carro na faixa rápida do pit lane”, disse o acréscimo da FIA em um documento do diretor de corrida Niels Wittich.

“Durante o tiroteio e a classificação, os pilotos podem criar um espaço entre as luzes de saída dos boxes e a linha SC2. Qualquer piloto que desejar fazer isso deve guiar o mais para a esquerda possível para permitir que outros pilotos os ultrapassem no lado direito da pista de saída dos pits”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.