FIA GT – Zonta/Bernoldi compõe “top 10” em Zolder

sexta-feira, 8 de abril de 2011 às 19:25

fiagt11-bernoldi-350A sexta-feira foi de bastante trabalho para a única dupla 100% brasileira no Mundial de FIA GT. Ricardo Zonta e Enrique Bernoldi, ambos ex-pilotos de F-1, ficaram entre os dez melhores na pré-classificação para a etapa de Zolder, que corresponde à segunda da temporada 2011.

Zonta, campeão de 1998, e Bernoldi, vencedor da etapa brasileira, disputada em novembro passado, iniciaram as atividades como o melhor Nissan na pista, ficando em terceiro no treino livre. Já na sessão pré-classificatória, a dupla se concentrou na busca pelo melhor equilíbrio do Nissan GT-R, concluindo o cronograma em décimo lugar com a marca de 1min29s651, logo à frente do outro brasileiro, Jaime Camara, 11° ao lado de Michael Rossi em um Corvette.

“Foi um dia satisfatório. Estamos em início de trabalhos, conseguimos mostrar um desempenho competitivo e que pode ser melhorado, uma vez que fechamos a pré-classificação dentro do mesmo segundo da Lamborghini, que terminou na frente. Essas duas sessões mostraram um equilíbrio muito grande entre as marcas, e este panorama deve seguir na tomada de tempos e na bateria classificatória. Será uma disputa difícil e qualquer décimo fará muita diferença”, destaca Zonta, ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1.

Os primeiros treinos oficiais da segunda etapa do Mundial FIA de GT1 serviram como aclimatação para Enrique Bernoldi. O paranaense, que divide um Nissan GT-R em parceria com o compatriota Ricardo Zonta, marcou o terceiro melhor tempo no treino livre pela manhã. Porém, na pré-classificação da tarde, com a pista um pouco mais quente, Bernoldi e Zonta testaram novas soluções de acerto e marcaram o décimo tempo, com 1min29s651. A dupla formada por Dominik Schwager e Nicky Pastorelli, com um Lamborghini Murcielago 670 R-S, estabeleceu a melhor volta do dia, em 1min28s716.

“Na sessão da tarde, eu saí com pneus velhos e a temperatura do asfalto aumentou”, disse Bernoldi. “Quando o Ricardo (Zonta) saiu com pneus novos, nosso acerto não era o ideal para aquelas condições e o tempo não veio. Porém, o mais importante foi testar novas soluções para buscar as primeiras posições na classificação”, analisou.

Apesar dos problemas, Bernoldi viu como positiva a sua participação no primeiro dia de treinos oficiais. “Deu para entender um pouco mais sobre o comportamento do carro. O treino classificatório é amanhã, o que significa que temos tempo para analisar os dados no computador e discutir as melhores soluções para a corrida”, finalizou.

A melhor marca do dia ficou com os alemães Nicky Pastorelli e Dominik Schwager, da Lamborghini, com o tempo de 1min28s716, à frente do Nissan dos também tedescos Lucas Luhr e Michael Krumm, 0s277 atrás. As atividades no sábado têm início às 5h05 (de Brasília), com a tomada de tempos, enquanto a bateria classificatória de 60 minutos, que vale pontos aos três primeiros e define o grid de largada para a prova do domingo, acontece às 11h15.

Os dez melhores da pré-classificação

1°. D.Schwager/N.Pastorelli (Lamborghini Murcielago 670 R-SV)1min28s716
2°. L.Luhr/M.Krumm ( Nissan GT-R) a 0s277
3°. A.Müller/T.Enge (Aston Martin DB9), a 0s520
4°. D.Turner/S.Mücke (Aston Martin DB9), a 0s524
5°. P.Dumbreck/R.Westbrook (Nissan GT-R), a 0s619
6°. M.Basseng/M.Winkelhock (Lamborghini Murcielago 670 R-SV), a 0s647
7°. M.Martin/F.Makowiecki (Ford GT Matech), a 0s651
8°. K.Wendlinger/P.Kox (Lamborghini Murcielago 670), a 0s662
9°. M.Hezemans/N.Catsburg (Corvette Z06), a 0s881
10°. R.Zonta/E.Bernoldi (Nissan GT-R), a 0s835

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.