FIA GT – Primeiro dia de treinos para o BMW Team Brasil em Nogaro

sexta-feira, 29 de março de 2013 às 15:51

Ricardo Zonta e Sergio Jimenez

Uma sessão de treinos livres – com 1h20 de duração – marcou nesta sexta-feira, dia 29, a estreia do BMW Sports Trophy Team Brasil na FIA GT Series, o campeonato mundial de Gran Turismo. As duplas Cacá Bueno / Allam Khodair (BMW Z4 #0) e Ricardo Zonta / Sergio Jimenez (BMW Z4 #21) tiveram o primeiro contato com o traçado de 3,636 km da pista de Nogaro, na França, sede da 1ª etapa de 2013.

Apesar da chuva, os pilotos puderam extravasar a ansiedade de acelerar no circuito que não conheciam. Cacá Bueno, vice-campeão brasileiro de GT em 2012 com o BMW Z4, também era o único que já conhecia o carro. O piloto, no entanto, deu poucas voltas, para que o novo companheiro, Khodair, pudesse ter mais tempo de pista com o Z4. A dupla terminou em 10º (1min28s744). Para Zonta e Jimenez, o dia também foi de novidade total, com carro e pista desconhecidos. Além da chuva, para atrapalhar. A dupla ficou com o 17º tempo (1min29s798).

O melhor tempo do dia (1min27s573) foi registrado pela dupla Andreas Zuber (Aut) / Mike Parisy (Fra), da equipe do nove vezes campeão mundial de rali, Sebastien Loeb, que também vai disputar a FIA GT Series e terminou com o segundo tempo (1min27s753) ao lado do companheiro Alvaro Parente. A equipe corre com carros McLaren MP4-12C.

Nesta sábado (30), os pilotos terão mais um treino livre e o classificatório, que é dividido em Q1 (todos os carros participam), Q2 (os 14 melhores seguem na disputa) e Q3 (com os oito melhores definindo a pole), com um piloto da dupla em ação por sessão. No domingo (31), haverá a primeira prova, chamada de Corrida Classificatória. Nesta prova, apenas seis pilotos marcam pontos (8, 6, 4, 3, 2, 1). A disputa também define a ordem de largada da prova principal, na segunda-feira (dia 1º – feriado na Europa), onde 10 pilotos mais bem colocados pontuam (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1).

O SporTV transmitirá a corrida principal na segunda ao vivo para o Brasil. Todas as corridas têm uma hora de duração, com a parada obrigatória para a troca de pilotos entre os minutos 25 e 35.

Vinte e quatro carros participaram da sessão desta sexta. Além da equipe brasileira com os modelos BMW Z4 GT3, outros “carros dos sonhos” estão na disputa, como Audi, Ferrari, Ford, Lamborghini, McLaren, Mercedes e Nissan.

Pentacampeão da Stock Car no Brasil, Cacá esperava um resultado melhor neste primeiro dia de trabalhos, mas lembra que a pista francesa não favorece os carros da equipe e, que em 2012, foi o circuito onde a BMW encontrou mais dificuldades. “Gostaria que tivesse sido melhor, mas não foi tão bom assim, até por que o treino é curto”, comentou o carioca.

“Andei pouco, dei cinco ou seis voltas rápidas. Nogaro talvez seja a pista mais difícil para o nosso carro e foi a mais complicada para a BMW no mundial do ano passado. As curvas de baixa e retomada não favorecem os nossos carros. Então, temos que treinar bastante o pit stop, pensar na estratégia da corrida e fazer os melhores pontos possíveis. Vale lembrar que a BMW ficou 1s30 atrás na classificação aqui no ano passado e acabou a temporada como vice-campeã mundial. Então, temos que pensar em marcar pontos e trabalhar com calma para tirar um pouco dessa diferença para os líderes”, completou.

Khodair teve o primeiro contato com o carro, mas depois de duas ou três voltas, veio a chuva e o piloto não pôde trabalhar melhor para atingir o limite do carro e do traçado. “Foi minha primeira experiência e, sem dúvida, se não chovesse teria sido melhor. Mas pelo menos quebramos aquele impacto inicial, já deu pra conhecer um pouco do carro e me sentir um pouco familiarizado”, contou o paulista.

“A pista é curta, travada, não tem grandes pontos de ultrapassagem, grandes curvas, mas é assim pra todo mundo e temos que nos adaptar à pista e tirar proveito do melhor que o carro oferece”, destacou.

No BMW Z4 #21, Zonta e Jimenez também viveram um dia de estreias. “Tudo primeira vez, andar com o carro, andar nesta pista e acabamos atrapalhados pelo tempo. Acabou garoando logo na primeira saída, que foi a minha, e isso prejudicou um pouco. Não deu para chegar no limite do carro, da pista, apenas ver pra que lado vira mesmo. Mas, felizmente, o carros ficaram prontos a tempo, graças ao trabalho da equipe, e agora temos que estudar o carro para melhorar amanhã”, disse Jimenez, que chegou a disputar algumas provas de FIA GT no passado no Brasil, Argentina e China.

Único brasileiro campeão da categoria (1998), o paraense Ricardo Zonta, também andou a maior parte do tempo com pista molhada. “É difícil chegar numa pista que você não conhece, com um carro totalmente diferente, mas vamos trabalhar para melhorar amanhã, tentar chegar no limite do carro”, acredita.

A pista manhosa, estreita e com zebras altas, tem curvas de média velocidade, o que dificulta mostrar todo o potencial do carro. “A pista é bem travada e é difícil para um carro como este. Mas todos estão se adaptando e amanhã estaremos mais concentrados e menos ansiosos”, finalizou o ex-piloto de F-1.

O BMW Sports Trophy Team Brasil tem o patrocínio da BMW do Brasil e Banco BMG, co-patrocínio das empresas Ser-Glass e TecPro e apoio Beta Ferramentas e Salsa.

Os melhores tempos desta sexta-feira em Nogaro:

1. Andreas Zuber / Mike Parisy (Sebastian Loeb Racing / McLaren MP4-12C) 1min27s573
2. Sebastien Loeb / Alvaro Parente (Sebastian Loeb Racing / McLaren MP4-12C) 1min27s753
3. Frank Stippler / Edward Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT / Audi R8 LMS Ultra) 1min27s899
4. Cesar Campanico / Carlos Viera (Novadriver / Audi R8 LMS Ultra) 1min28s014
5. Maximilian Buhk / Alon Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3) 1min28s175
6. Sergei Afanasiev / Allan Simonsen (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3) 1min28s259
7. Filip Salaquarda / Fabio Odini (AF Corse / Ferrari 458 Italia) 1min28s338
8. Karun Chandhok / Jan Seyffarth (Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3) 1min28s519
9. Stephane Ortelli / Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT / Audi R8 LMS Ultra) 1min28s625
10. Cacá Bueno / Allam Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 1min28s744
17. Ricardo Zonta / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 1min29s798

Confira os horários para a 1ª etapa da FIA GT Series em Nogaro (horários de Brasília):

Sábado, dia 30 de Março
6h05 às 7h25 – Treino Livre 2
11h15 às 12h15 – Classificatório

Domingo, dia 31 de Março
9h15 às 10h15 – Corrida Classificatória

Segunda, dia 1º de Abril
4h00 às 4h30 – Warm up
9h15 às 10h15 – Corrida Principal

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.