FIA GT – É o Brasil no alto do pódio – BMW Team Brasil vence pela primeira vez
segunda-feira, 6 de abril de 2015 às 12:30A segunda-feira (6) começou com festa brasileira em Nogaro (Fra) onde ocorreu a Corrida Principal do Blancpain Sprint Series, válida pela primeira etapa do ano. A tão sonhada vitória, e que passou muito perto na temporada 2014, se concretizou nesta manhã e isso dá ainda mais motivação para a equipe de Antonio Hermann e Washington Bezerra, que faz seu terceiro ano em solo europeu. A vitória suada e acirrada nas voltas finais veio das mãos (e pés) de Dirk Müller/Maxime Martin, a bordo do BMW Z4 #77, que correu como convidados, substituindo a dupla titular Átila Abreu/Valdeno Brito. Os Audis R8 de Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli, em segundo e Christopher Mies/Enzo Ide, em terceiro, completaram o pódio. Os irmãos Sperafico, no BMW Z4 #0, que substituíram Cacá Bueno/Sérgio Jimenez, concluíram a prova em décimo e também pontuaram. Na próxima semana (dia 12), o BMW Team Brasil terá o primeiro desafio no Blancpain Endurance Series, em Monza (Ita), e contará com a presença de seus pilotos titulares: Bueno, Jimenez e Felipe Fraga no BMW Z4 #0 e Brito, Abreu e Ricardo Sperafico no BMW Z4 #77.
A corrida começou movimentada e logo na primeira volta o belga Maxime Martin, responsável pela primeira metade da prova, assumiu a liderança, superando o Audi #3, naquele momento guiado por Stephane Richelmi, que largou da pole position. Martin manteve uma tocada forte, chegando a abrir mais de 4s, e ficou na ponta da tabela até a abertura do pit stop. O elenco brasileiro, novamente, fez um trabalho excelente para a troca de pneus. Mas quando Dirk Müller assumiu o controle do BMW Z4 #77, um pequeno problema no botão de ignição, o fez perder alguns segundos, o que dificultou mais a briga pela vitória, pois o alemão voltou à pista em segundo lugar.
Mas com paciência, Müller soube usar sua experiência para superar o Audi #2, de Enzo Ide, e reassumir a liderança da prova. Na mesma manobra, Ide facilitou a vida do companheiro de equipe, Stephan Ortelli, do Audi R8 #3, que ficou em segundo e perseguiu Müller até as voltas finais, fazendo com que os últimos 20 minutos da prova fossem eletrizantes. Mas desta vez, e com uma melhor equalização dos BMW´s Z4 (uma solicitação antiga da equipe brasileira), a vitória foi mesmo verde e amarela. Vale lembrar que a dupla já havia subido ao pódio no domingo (5), com o segundo lugar na Corrida Classificatória.
No outro carro do elenco brasileiro, o BMW Z4 #0, Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico, que largou do nono lugar, buscou posições e em pouco tempo, Ricardo, que fez a primeira parte da prova, ocupava o sétimo lugar. O paranaense bem que tentou novas ultrapassagens, mas não encontrou espaços no apertado circuito francês de Paul Armagnac. O pit stop dos irmãos Sperafico também foi muito bem executado, fazendo com que Rodrigo assumisse o BMW Z4 #0, para a segunda metade, em sétimo. Mas as disputas neste pelotão também foram acirradas e o BMW Z4 #0 acabou caindo para décimo, posição em que encerrou a prova, marcando um ponto para a equipe BMW Team Brasil na classificação geral. Na prova de domingo, eles terminaram em nono, depois de largar em último.
Antonio Hermann, Team Principal do BMW Team Brasil, destacou que a vitória é fruto de um trabalho constante, e que aconteceu devido ao esforço e dedicação de todo o elenco. Ele reforçou que isso dá ainda mais confiança para o time na temporada, especialmente com o retorno de seus pilotos titulares.
“Estamos todos muito felizes. Antes da corrida começar, eu já dizia que iríamos vencer hoje. Estávamos muito confiantes e agora vamos pra Monza pra ganhar lá também na abertura do Endurance. Essa vitória é fruto de muito trabalho, chegamos perto dela várias vezes no ano passado, mas é também uma resposta a nossa luta pela equalização dos carros. Mostra que estávamos certos em solicitar isso e agora estamos competitivos. Em condições iguais, vamos brigar juntos sempre. A equipe toda está de parabéns. Hoje fizemos novamente um pit stop espetacular, mas o Müller teve um probleminha com o botão de ignição e perdeu alguns segundos, o que tornou nossa vida um pouco mais difícil na briga pela vitória. Mas, no final, deu tudo certo. Estamos bastante confiantes para o restante da temporada com as nossas duplas brasileiras”, enfatizou Hermann.
Maxime Martin comemorou a vitória, e agradeceu a equipe brasileira por lhe entregar um carro bom e competitivo. “Estamos muito felizes com esta vitória. Eu acho que foi crucial assumir a liderança tão cedo e eu usei um pouco da minha experiência para passar na primeira volta. Depois eu tive uma corrida limpa e pude abrir um pouco. Perdemos um pouco de tempo no pit stop, mas o Dirk fez um grande trabalho para retomar a liderança e para controlar Stephane Ortelli nos momentos finais da corrida. Temos que dizer obrigado ao BMW Sports Trophy Team Brasil por nos dar um carro realmente bom. Tornamo-nos mais e mais fortes no fim de semana e ganhamos a corrida mais importante”, ressaltou o piloto belga.
Dirk Müller também agradeceu ao elenco verde e amarelo e ficou feliz em comemorar junto com os brasileiros. “Em primeiro de tudo, quero dizer um grande muito obrigado a todos. Foi uma vitória muito emocionante e foi muito bom ver os caras comemorarem. Maxime fez uma largada fantástica e abriu uma boa diferença. Infelizmente eu cometi um pequeno erro no pit stop. A parada e a troca de pilotos foram incrivelmente rápidas, até mais do que eu esperava. Mas, não pressionei o botão de ignição corretamente e isso nos custou tempo. A partir de então eu fui para o ataque. Foi muito divertido. Retomei a liderança com uma grande ultrapassagem. Depois eu pude controlar a prova e o Audi atrás de mim. Foi realmente fantástico. Obrigado ao Maxime e a toda a equipe que fez um trabalho brilhante no fim de semana. Eles realmente merecem a vitória”, destacou Müller.
Ricardo Sperafico resumiu que o fim de semana não foi como imaginou, devido aos problemas que tiveram, mas ficou feliz em ver a vitória da equipe. “Não foi um final de semana como a gente esperava. Tivemos alguns problemas no qualifying e, na Corrida Classificatória, onde largamos em último, mas nos recuperamos e terminamos em nono. Hoje, tínhamos uma expectativa boa, mas o nosso carro não teve o ritmo que esperávamos. Apesar disso, estamos felizes pelo resultado da equipe, pela vitória e foi muito positivo em geral, porque não tivemos nenhum acidente, então foi excelente para todos. Começamos o ano bem e agora vamos trabalhar para melhorar o ritmo do BMW Z4 #0 também e ir pra frente”, comentou.
O paranaense de Toledo, que estará no grid da primeira etapa do Endurance, com Átila e Valdeno, falou das expectativas para a etapa que acontece semana que vem.
“Em Monza, eu vou correr com o Átila e o Valdeno, assumindo o carro que venceu a corrida de hoje. Mas lá será uma prova de Endurance e muda bastante coisa, como os compostos dos pneus, os freios, entre outros. É uma corrida bem diferente, mas a expectativa é a melhor possível e vamos ver se o carro corresponde bem também nas provas de longa duração. É uma prova mais competitiva, com 60 carros inscritos, diferente também na duração, já que aqui é meia hora pra cada piloto e lá são três pilotos, uma hora pra cada. Vamos lutar para começar bem também”, finalizou.
Resultado Corrida Principal em Nogaro:
1) Maxime Martin/ Dirk Müller (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 41 voltas
2) Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8), a 0.368
3) Christopher Mies/Enzo Ide (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra), a 8.322
4) Vincent Abril/Maximilian Buhk (Bentley Team HTP, Bentley Continental GT3), a 20.798
5) Marco Seefried/Norbert (Siedler Rinaldi Racing, Ferrari 458 Italia), a 23.766
6) James Nash/Frank Stippler (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), a 46.772
7) Marco Bonanomi/Filip Salaquarda (ISR, Audi R8LMS Ultra), a 50.188
8) Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra), a 50.856
9) Alexey Vasilyev/Christophe Bouchut (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT3), a 59.041
10) Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), a 1.07.740
Classificação:
1) Maxime Martin/ Dirk Müller (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 31
2) Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8),27
3) Christopher Mies/Enzo Ide (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra), 19
4) Marco Seefried/Norbert Siedler (Rinaldi Racing, Ferrari 458 Italia), 13
5) Vincent Abril/Maximilian Buhk (Bentley Team HTP, Bentley Continental GT3), 12
6) James Nash/Frank Stippler (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 8
7) Marco Bonanomi/Filip Salaquarda (ISR, Audi R8 LMS Ultra),7
8) Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra), 4
9) Bernd Schneider/ Alexei Karachev (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT), 3
10) Alexey Vasilyev/Christophe Bouchut (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT3),2
11) Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 1
Blancpain, bmw, brasil, dirk muller, Maxime Martin, nogaro, ricardo sperafico, rodrigo sperafico, segunda-feira, sprint
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.