FIA GT – Cesar Ramos corre atrás do prejuízo na estreia em Brands Hatch

sexta-feira, 16 de maio de 2014 às 12:43

Cesar Ramos

Passada a frustração da abertura da temporada, há um mês, em Nogaro (Fra), quando o brasileiro Cesar Ramos foi atingido na volta de apresentação da corrida principal e sequer largou, o piloto e seu parceiro, o belga Laurens Vanthoor, esperam recuperar um pouco do terreno perdido nesse fim de semana, na pista inglesa de Brands Hatch, palco da segunda etapa do Blancpain Sprint Series. A programação tem início no sábado, com a realização dos treinos livres e da classificação.

Em Nogaro, a dupla viveu sentimentos contraditórios. Venceu a primeira corrida da rodada dupla, o que garantiu a pole position na corrida principal, num circuito que favorecia seu Audi R8 LMS Ultra. Porém, Cesar, que faria a largada nessa prova, foi atingido na volta de apresentação e teve de recolher aos boxes com a suspensão danificada. De primeira colocada na classificação, a dupla caiu para sétimo lugar.

Mas equipe e pilotos chegam em Brands Hatch determinados a retornar as primeiras posições na classificação, apesar de saber que não terão vida fácil. “Brands Hatch é uma pista nova para mim, então será um desafio a mais. A equipe acredita que nosso carro deve ser competitivo aqui também e fizemos uma preparação muito boa. Sabemos que não teremos vida fácil, mas estamos com muita vontade de reverter o resultado da segunda corrida de Nogaro, então seremos bem agressivos”, disse Cesar.

Seu parceiro e atual campeão, o belga Laurens Vanthoor, teve uma única experiência nessa pista, em 2010 pela Fórmula 3, no circuito curto. Ele ressalta o perfeito entrosamento que está tendo com o brasileiro. “Cesar é um excelente piloto e muito rápido. Nós temos mais ou menos a mesma idade, a mesma abordagem e a mesma ambição. Compartilhamos todas as informações e temos um excelente ambiente e espírito de equipe”, destaca.

Brands Hatch
A expectativa é grande e todos compartilham a alegria de estrear no histórico circuito de Brands Hatch, que pela primeira vez desde 1996 recebe uma categoria top internacional. Está situado no condado de Kent, sudeste da Inglaterra, próximo a Londres. O circuito, de alta velocidade, conta com 4.207 m e nove curvas. Faz parte da história do automobilismo mundial. Foi palco do GP da Inglaterra de F-1 de 1964 a 1986 (como GP da Europa em 1983 e 1985). Dos brasileiros, Emerson Fittipaldi venceu lá em 1972 com Lotus Ford. Nelson Piquet conquistou sua vitória em 1983 (Brabham BMW) e foi o último a conquistar a pole position na última corrida de F-1 realizada lá, em 1986, com Williams Honda V6 Turbo.

Também foi em Brands Hatch que em 1985 o inglês Nigel Mansell venceu pela primeira vez na categoria. E foi lá também, em 1985, que o francês Alain Prost foi campeão pela primeira vez na Fórmula 1. O maior vencedor de Brands Hatch é o austríaco Niki Lauda: em 1976 (Ferrari), 1982 (McLaren Ford) e 1984 (McLaren TAG Porsche).

Programação (Horário de Brasília):
Sábado – 17/05

06h00 – 07h00 – Treino Livre 1
08h45 – 09h45 – Treino Livre 2
13h30 – 14h25 – Classificação
Domingo
06h30 – 07h30 – Qualifying Race (Corrida Classificatória)
10h45 – 11h45 – Main Race (Corrida Principal)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.