FIA GT – Cesar Ramos considera positiva sua temporada de 2014

domingo, 4 de janeiro de 2015 às 12:00

Cesar Ramos

Com o final da temporada 2014 da Blancpain GT Series, o piloto Cesar Ramos vê como positiva a sua adaptação aos carros de turismos. Depois de passar boa parte de sua carreira correndo em monopostos, Cesar agora pretende investir cada vez mais nas provas de carros de turismo.

Pilotando pela equipe Belgian Audi Club Team WRT, logo na primeira etapa do mundial do Blancpain Sprint Series, em Nogaro, na França. Cesar venceu a 1ª prova, e entrou para a história brasileira, ao ser o primeiro Brasileiro a vencer no Blancpain GT Series, e, de quebra, ainda conquistou o troféu de Rookie of the Year (estreante do ano) da competição.  Os números do piloto foram impressionantes, no campeonato de Endurance e Sprint, ele conquistou nove pódios, sendo seis primeiros lugares e três vezes a terceira colocação, e de especial teve a vitória na etapa de Nurburgring que deu o título ao seu companheiro de equipe Laurens Vanthor.

O piloto Cesar Ramos foi premiado com o Capacete de Bronze, na categoria internacional TOP, no ‘Oscar’ do automobilismo brasileiro. Acompanhe a entrevista do piloto que venceu a última prova do ano da Blancpain Series, em Baku, no Azerbaijão.

1- Com o final do campeonato, o que você tira de aprendizado nesta temporada?

Cesar Ramos – Foi minha primeira temporada no Mundial de GT, várias pistas desconhecidas e também um carro novo, o Audi R8. Acredito que tenha sido um bom ano, em uma categoria muito competitiva: nas últimas 5 corridas conseguimos 4 vitórias e um terceiro lugar. Terminamos o ano em terceiro lugar, apenas atras da Mercedes e Lamborghini.

E na última etapa do ano, em Baku, no Azerbaijão, foi muito legal vencer as duas corridas do final de semana, devido à alta premiação e naquele circuito de rua tão difícil. E de quebra ainda ajudamos a WRT a garantir o título para a equipe.

2- Teve algo que te surpreendeu na temporada?

Cesar Ramos – Na verdade, não tive nenhuma surpresa. Já sabia que era um campeonato de alto nível e conhecia a maioria dos adversários. Foi uma ótima temporada.

3- Como foi pra você ser o primeiro brasileiro a vencer na categoria?

Cesar Ramos – Essas coisas nem passam pela minha cabeça quando estou correndo. Mas é uma marca legal saber que fiz um pouco de história em uma categoria tão competitiva.

4- Como é para você correr em um carro de turismo como o da Audi?

Cesar Ramos – Foi apenas minha segunda temporada em carros de turismo, então, acho que minha adaptação foi boa e estou feliz nos carros de turismo. O R8 é um carro muito divertido de guiar. Mesmo assim, senti muita diferença no estilo de pilotagem da Ferrari 458 que corri em 2013 no campeonato de Endurance. Cada um tem o seu lado positivo.

5- Qual seu balanço sobre esse ano?

Cesar Ramos – Foi um ano muito bom. Mas fica um amargo porque quando vemos aonde perdemos os pontos para conquistar o título, vemos que poderiamos ter evitado alguns erros. Mas estivemos sempre competitivos e lutamos até o fim. Acho importante ter feito um final de ano forte como fizemos porque dá confiança para 2015.

6- Sente saudade de correr em um carro de Fórmula?

Cesar Ramos – Tive vários momentos legais com monopostos e esse ciclo se encerrou, mas hoje sou feliz nos carros de turismo e gosto do estilo de corrida mais agressivo que o turismo proporciona.

7- Você já tem planos para o próximo ano?

Cesarr Ramos – Ainda é cedo para falar sobre 2015. Nesse momento, estou analisando as melhores propostas para decidir a continuidade da minha carreira. Mas depois de encerrar o ano em alta como encerramos tenho certeza de que terei boas notícias em breve.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.