FIA GT – Cacá e Khodair ficam em 5° na Pro Cup, Zonta e Jimenez são 9° na principal

terça-feira, 2 de abril de 2013 às 12:19

BMW de Bueno e Khodair

Após a 1ª etapa da FIA GT Series, encerrada nesta segunda-feira (dia 1º), em Nogaro, na França, a sensação dos pilotos e integrantes do BMW Sports Trophy Team Brasil – primeira equipe 100% brasileira na categoria – era de missão cumprida. Mas com muito trabalho a ser feito para as próximas rodadas.

Em uma prova bastante movimentada, com incidentes e punições ao final da corrida para alguns pilotos, Cacá Bueno e Allam Khodair (BMW Z4 #0) finalizaram na nona colocação no geral e foram quinto na categoria Pro Cup, somando novos pontos no campeonato. No BMW Z4 #21, Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez ficaram em 13º no geral e nono na categoria.

Os vencedores da Corrida Principal foram Frank Stippler e Edward Sandstrom (Audi R8 LMS), que assumiram a liderança do campeonato, com 25 pontos. Com os resultados, Cacá e Khodair – que também terminaram em quinto no domingo na Pro Cup – aparecem em sexto no campeonato da categoria, com 12 pontos. Zonta e Jimenez estão em nono, com 3 pontos. A dupla ficou em sexto na Corrida Classificatória, realizada ontem.

Corrida na Chuva

A Corrida Principal da FIA GT Series começou com chuva e, durante a uma hora de disputa, os pilotos enfrentaram situação de pista molhada no circuito Paul Armagnac.

No BMW Z4 #0, Cacá Bueno foi o responsável pela primeira parte da corrida e conseguiu imprimir um ritmo forte. Ganhou uma posição na largada e entregou o carro em sexto para Khodair na parada obrigatória para a troca de pilotos. Além de um problema na troca de pneus, que custou segundos preciosos para a dupla, na segunda etapa da prova o acerto do carro também não estava tão bom, impedindo Khodair de acompanhar os ponteiros.

No outro carro da equipe, Zonta fez a primeira parte da corrida. Uma mudança na calibragem dos pneus e um toque no começo da corrida prejudicaram o piloto, que chegou a ganhar uma posição na largada (pulou de oitavo para sétimo). Jimenez continuou com problemas no acerto do carro e completou em 13º no geral.

Cacá Bueno fez um balanço positivo, por ser a estreia da equipe, mas ressaltou que espera mais para a temporada e que a equipe vai trabalhar muito para atingir seus objetivos.

“Um pouco diferente do que as pessoas possam imaginar, não estamos aqui para participar, terminar as corridas e fazer um papel razoável. Tudo o que eu fiz, sempre foi pra ganhar. Umas vezes deu certo, outras não. Falar que eu fiquei contente com o resultado não é verdade, mas não foi tão mal assim. Temos que lembrar que a equipe é nova, nosso pit stop não foi tão bom e o acerto do carro ainda não é o ideal. Não nos acostumamos também com o frio e aqui é permitido aquecer os pneus, só que estamos aprendendo a trabalhar na temperatura ideal. E, fora tudo isso, o circuito não é favorável ao nosso carro. Então, já sabíamos que seria difícil e ter marcado pontos me deixa contente. Mas espero ainda mais. Sabemos que talvez a gente não brigue pelo título neste primeiro ano, mas queremos brigar por pódios e quem sabe uma vitória”, analisou o pentacampeão da Stock Car.

Khodair concorda com o companheiro, mas também estava satisfeito com os 12 pontos somados no final de semana. “Na chuva, tivemos ainda mais dificuldade para aquecer os pneus antes da prova e, diante disso tudo, foi positivo. Estou feliz com a parceria com o Cacá. Nos entendemos no acerto do carro para achar a melhor solução para a dupla e, acredito que vamos brigar por muitos bons resultados ao longo do ano”, comentou.

Zolder, na Bélgica, palco da segunda rodada nos dias 20 e 21, é a única pista do calendário que Khodair conhece. “Andei lá em 2004, na Fórmula 3000, e é uma pista interessante. Também não é tão favorável ao nosso carro, por suas características, mas a tendência é que a gente evolua em muitos sentidos já na próxima corrida”, completou.

Ex-piloto de Fórmula 1 e campeão de FIA GT em 1998, Zonta também comentou sobre a prova desta segunda-feira. “Fomos bastante agressivos com a calibragem, até para esquentar os pneus. No começo, consegui me manter entre os líderes, mas quando subiu a calibragem, subiu demais e a performance piorou e perdi posições. A categoria é bastante competitiva e acredito que essa rodada serviu como um bom aprendizado para a equipe inteira”, ressaltou o piloto, que também conhece o traçado de Zolder.

Jimenez, que fez a parte final com o BMW Z4 #21, teve um carro um pouco melhor equilibrado, mas também destacou o erro na calibragem dos pneus. “Na troca de pilotos, mexemos na calibragem, mas não resolveu muito. Temos que trabalhar no carro para evoluir em condições de chuva. Espero que em Zolder a gente tenha um clima mais estável para aprimorar nosso trabalho”, concluiu.

O BMW Sports Trophy Team Brasil tem o patrocínio da BMW do Brasil e Banco BMG, co-patrocínio das empresas Ser-Glass e TecPro e apoio Beta Ferramentas e Salsa.

Os melhores na Corrida Principal em Nogaro:

1 F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS) 35 voltas em 1h00min25s029 *
2 S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS 34) a 8s041 *
3 M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3) a 8s950 *
4 A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS) a 10s085*
5 C. Campanico / C.Viera (Novadriver / Audi R8 LMS Ultra) a 15s248 **
6 N.Mayr-Melnhof / R. Rast (Belgian Audi Club Team WRT / Audi R8 LMS) a 18s050 **
7 L.Ordonez/A.Buncombe (Nissan GT Academy Team RJN Nissan GT-R Nismo GT3) a 18s637**
8 D.Baumann/H.Proczyk (GRT Grasser Racing Team Lamborghini LP560-4 3) a 31s438**
9 C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) a 34s599 *
10 K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3) a 35s056 *
11 A. Zuber / M. Parisy (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C) a 36s407 *
12 S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C) a 41s035*
13 R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) a 53s581*
14 W. Relp/ M. Shulzhitsky (Nissan GT Academy Team RJN / Nissan GT-R Nismo GT3) a 1min08s511 **
15 M. Stumpf / C. Ricci (ACL by Rodrive Competições / Ford GT) a 1min15s160 **

* Categoria Pro
** Categoria Pro-Am

Classificação do Campeonato (categoria Pro):

1 – F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 25 pontos
2 – M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 21
3 – S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS 34), 18
4 – A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS), 16
5 – S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 13
6 – C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 12
7 – K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 11
8 – A.Zuber/M.Parisy Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C, 6
9 – R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 3
10 – D. Keilwitz / N. Kentenich (Doerr Motorsport /McLaren MP4 12-C), 1

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.