FIA GT – Brasileiros focam em bom rendimento nas provas na Eslováquia

sábado, 17 de agosto de 2013 às 15:49

Zonta, Jimenez, Khodair e Bueno

Depois da sexta-feira (dia 16) sem treinos, o sábado (17) foi de muito trabalho para o BMW Sports Trophy Team Brasil e suas duplas: Cacá Bueno e Allam Khodair (BMW Z4 #0) e Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez (BMW Z4 #21) no autódromo Slovakia Ring, localizado em Orechová Ponton, na Eslováquia. Foram dois treinos livres e um classificatório no traçado de 5,922 km, que recebe a 4ª etapa da temporada da FIA GT Series. O dia foi bastante quente, típico do verão europeu, com a temperatura ambiente próxima aos 30º C.

Para Cacá e Khodair, o dia evoluiu como o esperado. Já os companheiros Zonta e Jimenez sofreram com um imprevisto, que exigiu diversas mudanças e ajustes e não permitiu que a dupla completasse mais que 12 voltas no total do dia.

Cacá e Khodair vão largar em sétimo no geral e em sexto na categoria Pro Cup na Corrida Classificatória, que será disputada às 5h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV. A prova também vai definir a ordem de largada para a Corrida Principal (às 9h15). Já Zonta e Jimenez, depois de três trocas de câmbio e pouco tempo de pista, partem da 19ª posição no geral (11ª colocação na Pro Cup). A pole position ficou com a dupla do Audi R8 LMS de número 12, dos pilotos Niki Mayr-Melnhof e Rene Rast (2min01s717).

“Saio satisfeito com a performance, com o balanço do carro, mas não com a posição. Esperava largar melhor, em quarto ou quinto. Principalmente, porque no Qualifying 2, eu fui quarto. A gente tinha potencial para largar mais à frente, mas não foi de todo ruim”, comentou o carioca Cacá Bueno, que virou em 2min02s791 na Super Pole.

“A gente tem um esquema para esquentar os pneus, para que eles entrem no carro com temperaturas altíssimas. Como eu tive que usar os dois jogos que estavam aquecendo no Q2, o pneu para a Super Pole ficou muito pouco tempo no ‘forno’ e não entrou com temperatura suficiente. Por isso, a melhora não foi tão boa quanto nos outros carros. Isso custou um preço. Mas estou satisfeito e já sabemos que somos muito mais forte na corrida do que na classificação. Vamos repetir a posição de largada da Holanda, onde brigamos ali por um quarto lugar, quinto lugar. Quem sabe aqui, com a temperatura mais quente, a gente possa até brigar para estar mais lá na frente”, explicou Bueno, que ao lado de Khodair ocupa a sexta posição na tabela de classificação, com 28 pontos.

O paulista também esperava largar mais à frente, mas mantém a confiança. “Esperávamos estar um pouco melhor, porque a equipe vem evoluindo e, nesta pista, a BMW andou bem no ano passado, comparando com os outros carros. Claro que há uma defasagem para esse ano, os pneus dianteiros eram diferentes, e principalmente a questão da potência, pois eles andavam 10 milímetros mais aberto. Mas a gente esperava largar mais à frente. Agora a expectativa é em cima da corrida, para que o nosso carro se mantenha melhor do que os outros”, declarou Khodair.

Para Jimenez e Zonta foi um sábado para esquecer. “Dei uma volta só, por sorte ainda andei na classificação. Deu ao menos para ver pra que lado vira… Um fim de semana bem difícil, principalmente porque não tivemos treinos ontem. Vou ter que aprender a pista amanhã durante a corrida e espero que a gente possa se recuperar”, lamentou Jimenez, que vai largar na primeira corrida e passa o carro para Zonta fechar a prova.

“Largar atrás é sempre um problema, porque existe um grupo de pilotos mais lentos e é mais fácil de acontecer acidentes. Você acaba perdendo tempo para fazer as ultrapassagens e os ponteiros abrem. Mas vamos tentar a melhor posição possível para buscar um resultado melhor na segunda prova do dia”, finalizou Zonta.

O grid de largada para a Corrida Classificatória:
1) Niki Mayr-Melnhof / Rene Rast Audi R8 LMS 2:01.717 *
2) Andreas Zuber / Mike Parisy McLaren MP4-12C 2:01.956 *
3) Sebastien Loeb / Alvaro Parente McLaren MP4-12C 2:02.019 *
4) Stephane Ortelli / Laurens Vanthoor Audi R8 LMS 2:02.095 *
5) Peter Kox / Stefan Rosina Lamborghini LP560-4 2:02.149 *
6) Andreas Simonsen / Sergei Afanasiev Mercedes SLS AMG GT3 2:02.623 **
7) Allam Khodair / Caca Bueno BMW Z4 2:02.791 *
8) Hari Proczyk / Dominik Baumann Lamborghini LP560-4 2:03.044 **
9) Alon Day / Maximilian Buhk Mercedes SLS AMG GT3 2:03.078 *
10) Albert von Thurn und Taxis / Marc Basseng Lamborghini LP560-4 2:03.334 *
19) Ricardo Zonta / Sergio Jimenez BMW Z4 2:05.933 *

* Pro Cup
** Pro-AM

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.