FIA GT – Bernoldi terá novo companheiro de equipe na Alemanha

sexta-feira, 13 de maio de 2011 às 17:59

fiagt11-bernoldi-350O Campeonato Mundial de GT1 desembarca pela primeira vez no circuito de Sachsenring, na Alemanha, pista que normalmente recebe provas da MotoGP e da Fórmula 3 Alemã. O traçado, de 3.700 metros, tem 14 curvas e recebe os supercarros da GT1 neste final de semana. Enrique Bernoldi, piloto da Sumo Power GT, espera um desempenho melhor do que o de Portugal. Na corrida disputada no Autódromo do Algarve, há uma semana, apesar de três dos quatro carros da Nissan no grid terem terminado nas três primeiras colocações, o fim de semana de Bernoldi e Ricardo Zonta não traz boas lembranças – a dupla foi prejudicada na primeira corrida após levar um toque e no domingo terminou apenas na oitava colocação.

Em virtude do desempenho dos GT-R em Portimão, todos os Nissan levarão 15 quilos de lastro. Além disso, Zonta não poderá correr por causa de compromissos contratuais na Stock Car neste final de semana. O novo companheiro de Bernoldi no carro número 20 será o inglês Warren Hughes, de 43 anos, vencedor da etapa de Silverstone do Mundial de GT1 em 2010 com o mesmo GT-R da Sumo Power.

“É um piloto que conhece o carro. Infelizmente o Ricardo não pôde continuar com a gente, o que é uma pena, e a equipe teve de procurar outra pessoa. Trouxeram um conhecido deles, um cara que ganhou corrida ano passado, então acho que pode ser uma escolha positiva. Vamos ver como isso se desenvolve durante o final de semana”, afirmou.

Sobre o traçado de Sachsenring, Bernoldi prevê dificuldades para os carros japoneses. “Nosso carro é grande e vai estar ainda mais pesado. Este é um circuito que tem muitas mudanças de direção e uma parte muito sinuosa – uma característica que não se encaixa muito bem para os Nissan. Vamos trabalhar muito para adaptar o carro ao estilo da pista e dar o nosso melhor”, disse.

Bernoldi pensa na estratégia para a classificação

Em uma sexta-feira dominada pelos Ford GT e pelos Chevrolet Corvette, Enrique Bernoldi teve um dia trabalhoso nos treinos livres para a quarta etapa do Campeonato Mundial de GT1, no circuito de Sachsenring, na Alemanha. O brasileiro, que tem novo companheiro para dividir a condução do Nissan GT-R da Sumo Power GT, já pensa na estratégia para o treino classificatório deste sábado (14).

O paranaense fez uma quilometragem menor nos ensaios, a fim de proporcionar mais tempo para que o inglês Warren Hughes se readapte ao bólido da fábrica japonesa. A dupla terminou as duas sessões em 12º e 11º, respectivamente – o segundo entre os modelos Nissan. “Andei mais na parte final do segundo treino, mas já pudemos ver de antemão que o Nissan não é muito bom aqui”, alertou.

Ele explica: “O GT-R se dá muito bem em circuitos de longas retas e curvas de alta. O traçado aqui é muito travado: você mal sai de uma curva e já entra em outra; o Nissan não tem essa agilidade neste tipo de pista. Some-se a isso o fato de estarmos levando mais 15 quilos de lastro e outros carros, como os Ford e Corvette, estarem levando menos peso por causa do resultado da última corrida”, apontou.

O treino classificatório é disputado nos mesmos moldes da Fórmula 1, mas obrigatoriamente com revezamento entre os pilotos. “O Warren está se readaptando, mas não tenho dúvidas de que ele tem potencial para superar o Q1. Vou fazer o Q2, que é normalmente a parte mais difícil, para tentar entregar o carro a ele no Q3”, revelou.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.