FIA GT – Acidentes na corrida final afetam brasileiros em Baku

domingo, 24 de novembro de 2013 às 13:26

Pit Stop da BMW Team Brasil

Foi um domingo complicado para os pilotos do BMW Sports Trophy Team Brasil, na disputa da última etapa da FIA GT Series em 2013. As duas corridas nos 3,4 km do circuito de rua de Baku, capital do Azerbaijão, tiveram muitos incidentes, entradas do Safety Car e até uma bandeira vermelha, que interrompeu a Corrida Classificatória.

Allam Khodair e Cacá Bueno, a bordo do BMW Z4 #0, ainda conseguiram um bom resultado na primeira prova, cruzando a linha de chegada em oitavo no geral e em sétimo na categoria Pro Cup, depois de terem largado em 12º. Eles ainda pontuaram como quarto colocados, já que alguns pilotos que chegaram à frente estavam correndo como convidados.

Já os companheiros Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez, com o BMW Z4 #21, tiveram novamente um imprevisto com os freios do carro e não puderam tirar dele o melhor desempenho, terminando em 16º no geral (14º na Pro Cup). René Rast e Niki Mayr-Melnhof, da equipe WRT, a bordo de um Audi R8 LMS, largaram na pole e dominaram a etapa.

A segunda corrida foi ainda mais confusa e apenas 16 carros chegaram ao final, ou seja, quase metade do grid ficou pelo caminho, entre eles as duplas da equipe brasileira. Khodair largou bem e já era o quarto colocado, quando levou um toque na traseira do piloto holandês Nick Catsburg, da equipe BMW Sports Trophy Team Marc VDS. Com o pneu furado e a suspensão quebrada, o BMW Z4 #0 foi obrigado a abandonar a disputa.

Enquanto isso, Zonta e Jimenez brigavam para se manter entre os 10 primeiros. A dupla também foi acertada no começo e, com a batida, o BMW Z4 #21 teve o radiador de óleo do câmbio quebrado. Com um pit stop perfeito, um dos pontos altos do time brasileiro ao longo do ano, Jimenez voltou pra pista entre os primeiros, mas o câmbio não suportou os danos da batida e também quebrou.

Stephane Ortelli e Laurens Vanthoor, da equipe Belgian Audi Club Team WRT, com um Audi R8 LMS, foram os vencedores da etapa e também ficaram com o título de 2013. A dupla somou 132 pontos, contra 110 dos vice-campeões Frank Stippler/Edward Sandstrom, seus companheiros na equipe belga.

O circuito apertado em alguns pontos e bastante complicado já previa um domingo difícil para as equipes e a programação foi ainda mais atrasada, pois lavaram o asfalto e, com a temperatura baixa, a pista não secava. Os pilotos chegaram a sair com pneus de chuva, durante os 30 minutos de box aberto, mas antes da largada da Corrida Classificatória já trocaram pelos slicks, com alguns pontos da pista praticamente seco.

Dos 28 carros inscritos apenas o Corvette, da equipe Callaway, não foi para a pista neste domingo. Após uma batida nos treinos livres de sábado (23), o carro não conseguiu ser reparado a tempo.

Khodair lamentou os incidentes, que impediram um bom resultado na Corrida Principal, depois de um ano de muito aprendizado para todo o time. “Na primeira corrida, fomos atingidos, mas conseguimos terminar bem. Na segunda prova, a BMW da VDS perdeu a freada e acertou forte a nossa traseira, furando o pneu e quebrando a suspensão”, contou o paulista, que junto com Cacá terminou a temporada em 10º lugar, com 40 pontos.

Jimenez também falou sobre a falta de sorte, principalmente na corrida final. “O Ricardo (Zonta) levou uma pancada na largada, que pegou o radiador do câmbio. Com a batida, ele arrebentou e veio vazando. Quando eu entrei, já estava fazendo barulho e, três ou quarto voltas depois, o câmbio quebrou. Foi uma pena… Nosso pit stop foi ótimo, a estratégia estava perfeita, porque nós paramos uma volta depois do Safety Car e vários pararam quando não poderiam. Segundo a equipe, saímos em primeiro… Foi muita falta de sorte”, finalizou Jimenez, 11º colocado no campeonato, com 37 pontos. Zonta, que fez uma corrida a menos, terminou em 15º, com 29 pontos.

O BMW Sports Trophy Team Brasil encerra sua primeira temporada no mundial em terceiro lugar, com 100 pontos. Ao longo do ano, o time verde amarelo passou por etapas na França, Bélgica, Holanda, Eslováquia, Espanha e a rodada final no Azerbaijão. O ousado projeto da equipe nacional foi de bastante aprendizado para todos. “Foi um ano bom, de muito aprendizado, passamos muito perto do pódio em várias etapas e evoluímos a cada disputa. O resultado aqui poderia ter sido muito melhor, pois os carros estavam bons. Infelizmente, tivemos falta de sorte no classificatório, que foi totalmente anormal, com muitos incidentes e nem conseguimos completar voltas no Q1. E, hoje, as batidas tiraram todas as nossas chances. Mas estávamos competitivos e agora é pensar em 2014”, completou Antonio Hermann, Team Principal da equipe.

Confira os resultados da 6ª etapa da FIA GT Series em Baku (Top-10):

Corrida Classificatória
1 12 PRO N.Mayr-Melnhof/R.Rast (Team WRT Audi R8 LMS) 32 voltas em 1h14min26s088
2 11 PRO S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS) a 1s226
3 27 PRO R.Bell/K.Estre (Hexis Racing McLaren MP4-12C) a 2s190
4 15 PRO A.Sims/S.Dusseldorp (Boutsen Ginion McLaren MP4-12C) a 2s787
5 4 PRO N.Catsburg/M.Martin (BMW SportsTrophy Team Marc VDS BMW E89 Z4) a 5s710
6 2 PAM S.Afanasiev/A.Simonsen (HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3) a 7s761
7 13 PRO F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS) a 7s986
8 0 PRO A.Khodair/C.Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW E89 Z4) a 8s606
9 5 PRO M.Winkelhock/E.Ide (Phoenix Racing Audi R8 LMS) a 9s317
10 41 PRO N.Tandy/M.Holzer (Trackspeed Porsche 997 GT3 R) a 10s498 1
16 21 PRO R.Zonta/S.Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW E89 Z4) a 40s324

Corrida Principal
1 11 PRO S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS) 30 voltas em 1h00min39s010
2 27 PRO R.Bell/K.Estre (Hexis Racing McLaren MP4-12C) a 1s313
3 1 PRO M.Buhk/A.Day (HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3) a 5s312
4 9 PRO S.Loeb/A.Parente (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C) a 5s755
5 25 PAM D.Baumann/H.Proczyk (GRT Grasser Racing Team Lamborghini LP560-4) a 31s029
6 52 PRO F.Sladecka/S.Rosina (GRT Grasser Racing Team Lamborghini LP560-4) a 39s168
7 14 PAM C.Campanico/M.Ammermüller (Novadriver Audi R8 LMS) a 39s464
8 15 PRO A.Sims/S.Dusseldorp (Boutsen Ginion McLaren MP4-12C) a 39s884
9 44 PRO A.Soucek/O.Turvey (MRS GT Racing McLaren MP4-12C) a 41s553
10 45 PAM H.Hassid/A.Beltoise (TDS Racing(FRA) BMW E89 Z4) a 46s205
Não completaram
21 PRO R.Zonta/S.Jimenez BMW Sports Trophy Team Brasil BMW E89 Z4 a 15 voltas
0 PRO A.Khodair/C.Bueno BMW Sports Trophy Team Brasil BMW E89 Z4 a 29 voltas

Classificação do Campeonato (Categoria Pro Cup) – após seis etapas (12 corridas):
1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 132
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 110
3. Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 92
4. Alon Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG), 83
5. R.Rast (Team WRT Audi R8 LMS), 80
6. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 79
6. Alon Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG), 63
7. M. Buhk (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 73
8. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 61
9. S. Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 51
10. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 40
11.S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 37
15. R. Zonta (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 29
19. A. Abreu (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 8

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.