FIA garante fiscalizar a fundo teto de orçamento das equipes

quinta-feira, 7 de abril de 2022 às 13:15

Nikolas Tombazis – FIA

O chefe dos Vermelhos, Mattia Binotto, expressou preocupação com a conformidade das equipes em relação ao novo teto orçamentário.

O chefe de assuntos técnicos de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, reiterou que o corpo diretivo não permitirá qualquer contorno do regulamento financeiro.

Juntamente com o novo regulamentos técnico e algumas mudanças no esportivo este ano, veio um teto orçamentário mais rigoroso, que forçou as equipes a adotar uma abordagem mais cautelosa de como eles trazem atualizações para seus carros.

O novo orçamento foi reduzido em USD 5 milhões este ano para USD 140 milhões, e as equipes vão gastar isso principalmente para perder peso e neutralizar o problema do quique que surgiu da nova aerodinâmica do efeito solo.

Espera-se que Mercedes, Red Bull e Ferrari tragam melhorias de desempenho para as primeiras corridas europeias da temporada em Imola e Barcelona, e o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, pediu à FIA que fique de olho nos gastos de todas as equipes.

“Há um limite de orçamento no qual estamos limitados e estou insistindo todos os dias com a FIA para que eles façam as verificações, porque se isso não acontecer corremos o risco de desvirtuar de alguma forma o resultado final”, disse Binotto.

Tombazis enfatizou que a FIA tem uma equipe de “especialistas em impostos” que não permitirá que nenhuma discrepância escape pelos dedos.

“O nosso primeiro objetivo é garantir que o campeonato seja limpo, queremos que vença quem merece”, sublinhou.

“O regulamento de hoje em relação ao tato orçamentário exige muito mais recursos de controle: agora temos que inspecionar o que as equipes fazem em casa também.”

“Mas para controles financeiros temos uma equipe capacitada liderada pelo colega Federico Lodi. Mattia pode ficar tranquilo, estamos fazendo de tudo para manter a situação sob controle.”

“Temos especialistas fiscais que verificam os balancetes e as peças montadas nos carros para garantir que a fatura seja feita corretamente.”

Esperava-se que a Mercedes trouxesse uma nova asa traseira para o GP da Austrália deste fim de semana em Melbourne, mas imagens da pista na quinta-feira mostraram que a asa do GP da Arábia Saudita de 2022 ainda está no carro por enquanto.

A Red Bull, por sua vez, O chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, expressou preocupação com a conformidade das equipes – ou a possível falta dela – com o novo teto orçamentário.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.