FIA frustra o mundo da F1 adiando divulgação do limite orçamentário das equipes

quarta-feira, 5 de outubro de 2022 às 12:49

FIA

A FIA soltou um comunicado divulgado agora há pouco anunciando que os certificados de conformidade em relação ao limite de orçamento de cada uma das equipes referentes ao ano passado não serão divulgados até a próxima semana.

Isso frustra equipes, jornalistas e fãs e abre caminhos para mais especulações que já tinham se tornado o ponto central de debates sobre a Fórmula 1 na última semana.

“A FIA informa que a conclusão da análise das apresentações financeiras de 2021 das equipes de Fórmula 1 e a posterior liberação dos Certificados de Conformidade ao Regulamento Financeiro não ocorrerá na quarta-feira, 5 de outubro”, diz o comunicado.

“A análise das apresentações financeiras é um processo longo e complexo que está em andamento e será concluído para viabilizar a liberação dos Certificados na segunda-feira, 10 de outubro.”

Isso significa que a discussão sobre o teto orçamentário deve continuar no fim de semana do GP do Japão, com Red Bull e Aston Martin negando que tenham violado o limite de USD 145 milhões no ano passado.

Qualquer equipe que ultrapasse o limite orçamentário em menos de 5% – cerca de US$ 7 milhões em 2021 – seria considerada uma violação menor, com punições que variam de uma repreensão a deduções de pontos.

Uma violação além da marca de 5% é considerada uma violação material, que pode ser punida com exclusão do campeonato, dedução de pontos, redução de custos ou limitações de testes.

No comunicado divulgado hoje, a FIA repetiu seu comentário observando “especulação e conjecturas significativas e infundadas” sobre o teto orçamentário.

“A FIA reitera que, até que seja finalizado, nenhuma informação adicional será fornecida”, acrescentou o comunicado.

“A FIA também reitera que qualquer sugestão de que o pessoal da FIA divulgou informações confidenciais é igualmente infundada.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.