FIA fará mudanças na Sprint em 2024 talvez usando algumas sugestões do Autoracing

sexta-feira, 24 de novembro de 2023 às 14:49

GP da Áustria – corrida curta

Algum tempo atrás o Autoracing enviou um email “robusto” para uma pessoa específica da FIA com a nossa sugestão de como deveriam ser as Sprints, o que inclui em quais pistas achamos que as Sprints deveriam ser realizadas, alongar essas corridas de 100 km para 120 ou 130 km para proporcionar estratégias de pneus, distribuir mais pontos entre os 10 primeiros para incentivar os pilotos a arriscarem mais e inverter as 10 primeiras posições no grid, usando a tabela de pontos do campeonato ou mesmo a classificação para o GP de domingo.

Sugerimos sete pistas, que foram: Jeddah, na Arábia Saudita, Xangai na China, Baku no Azerbaijão, Red Bull Ring na Áustria, Silverstone na Inglaterra, Interlagos no Brasil e Las Vegas nos EUA.

Pela primeira vez em 23 anos, o departamento técnico da FIA respondeu um email nosso agradecendo pelas nossas “ótimas” sugestões e inclusive dizendo que algumas delas já estavam sendo estudadas e seriam apresentadas às equipes.

E hoje ficamos sabendo que Fórmula 1 deve realmente mudar seu formato de Sprint (corrida curta) para a temporada de 2024 após o apoio das equipes e das partes interessadas para tornar os finais de semana de corrida mais interessantes.

O órgão dirigente do esporte, a FIA, disse hoje que seu Comitê Consultivo Esportivo apresentaria uma proposta final à Comissão da F1 em janeiro.

“A Comissão deu apoio geral a uma atualização do formato do fim de semana com corrida Sprint para 2024 para racionalizar ainda mais o fim de semana, separando as atividades da Sprint daquelas do GP de domingo”, afirmou a FIA em comunicado.

“O calendário final para os GPs com Sprint de 2024 será publicado nas próximas semanas.”

Seis dos 22 GPs deste ano foram fins de semana com Sprint, incluindo o GP do Catar, no qual Max Verstappen, da Red Bull, se sagrou tricampeão mundial em um sábado.

As equipes têm discutido a mudança da classificação para sexta-feira, com a corrida de 100 km realizada na manhã de sábado, antes da classificação para o GP principal de domingo.

O formato atual tem a classificação para o GP na sexta-feira, com a classificação da Sprint e corrida autônoma preenchendo a programação de sábado.

“Acho que está claro que as sprints precisam evoluir um pouco”, disse o chefe da Red Bull, Christian Horner, aos repórteres.

“Em alguns casos, as Sprints têm sido um pouco desanimadoras. Não há pit stop, tende a permanecer na ordem do grid e é um pouco como ganhar uma medalha por uma corrida longa.”

“Acho que é preciso trabalhar um pouco mais dentro do fórum esportivo e então, sem dúvida, nos sentaremos na próxima reunião da comissão no início do Ano Novo e, esperançosamente, finalizaremos um formato”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.