FIA explica safety car virtual no GP da Cidade do México
domingo, 26 de outubro de 2025 às 21:18
Carlos Sainz
A FIA detalhou o motivo que levou à entrada do safety car virtual (VSC) nas voltas finais do Grande Prêmio da Cidade do México.
A federação tomou a decisão justamente quando faltavam apenas dois giros para o fim da corrida, o que neutralizou a disputa e gerou debate entre pilotos e fãs.
O incidente de Carlos Sainz
Na volta 70 de 71, Carlos Sainz perdeu o controle do carro dentro da seção do estádio e destruiu parte de sua Williams.

O espanhol ainda tentou levar o monoposto danificado até uma área segura, mas precisou parar perto de um portão para que os fiscais empurrassem o veículo para trás das barreiras.
Nesse momento, surgiram bandeiras amarelas no setor. Logo depois, a direção de prova optou por ativar o VSC.
A decisão, embora preventiva, congelou a prova e impediu Max Verstappen e Oscar Piastri – principais rivais de Lando Norris na luta pelo título – de atacar Charles Leclerc e Oliver Bearman nas voltas decisivas.
A explicação da FIA
A FIA esclareceu que a intervenção seguiu rigorosamente os protocolos de segurança. Como a Williams de Sainz exigia ajuda externa, os comissários precisaram intervir.
Além disso, a organização detectou fumaça no carro e recebeu alertas de possível incêndio, o que aumentou o risco e acelerou a ação.
Os fiscais removeram completamente o veículo e o levaram para trás das barreiras. Assim que concluíram a operação, a direção de prova encerrou o VSC e liberou a corrida para terminar sob bandeira verde, já com meia volta restante.
Declaração oficial da FIA
“Sainz rodou e parou na área de escape na saída da curva 14. O carro ficou em posição exposta.
Em seguida, começou a soltar fumaça e a direção de prova recebeu notificações de possível incêndio. A intervenção dos fiscais se tornou necessária”.
“Conforme o procedimento padrão, quando fiscais entram na pista para recuperar um carro, a direção de prova neutraliza a corrida. Nesse caso, acionamos o safety car virtual até que o veículo alcançasse um local seguro”.
“Encerramos o VSC assim que o carro ficou protegido e a corrida terminou sob bandeira verde”.
FIA agradece fiscais e organizadores
A FIA também elogiou o trabalho da OMDAI e dos fiscais do Autodromo Hermanos Rodriguez. A entidade destacou o comprometimento dos voluntários, que garantem a segurança e o bom andamento de cada evento.
“Agradecemos à OMDAI e aos fiscais locais pelo profissionalismo e pela dedicação. Eles atuam como voluntários, mas exercem um papel essencial para o sucesso e a segurança da Fórmula 1”.
autodromo hermanos rodriguez, carlos sainz, Charles Leclerc, comentar formula 1, fia, formula 1, GP da Cidade do Mexico, lando norris, max verstappen, Oliver Bearman, oscar piastri, safety car virtual
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.