FIA explica safety car virtual no GP da Cidade do México

domingo, 26 de outubro de 2025 às 21:18

Carlos Sainz

A FIA detalhou o motivo que levou à entrada do safety car virtual (VSC) nas voltas finais do Grande Prêmio da Cidade do México.

A federação tomou a decisão justamente quando faltavam apenas dois giros para o fim da corrida, o que neutralizou a disputa e gerou debate entre pilotos e fãs.

O incidente de Carlos Sainz

Na volta 70 de 71, Carlos Sainz perdeu o controle do carro dentro da seção do estádio e destruiu parte de sua Williams.

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O espanhol ainda tentou levar o monoposto danificado até uma área segura, mas precisou parar perto de um portão para que os fiscais empurrassem o veículo para trás das barreiras.

Nesse momento, surgiram bandeiras amarelas no setor. Logo depois, a direção de prova optou por ativar o VSC.

A decisão, embora preventiva, congelou a prova e impediu Max Verstappen e Oscar Piastri – principais rivais de Lando Norris na luta pelo título – de atacar Charles Leclerc e Oliver Bearman nas voltas decisivas.

A explicação da FIA

A FIA esclareceu que a intervenção seguiu rigorosamente os protocolos de segurança. Como a Williams de Sainz exigia ajuda externa, os comissários precisaram intervir.

Além disso, a organização detectou fumaça no carro e recebeu alertas de possível incêndio, o que aumentou o risco e acelerou a ação.

Os fiscais removeram completamente o veículo e o levaram para trás das barreiras. Assim que concluíram a operação, a direção de prova encerrou o VSC e liberou a corrida para terminar sob bandeira verde, já com meia volta restante.

Declaração oficial da FIA

“Sainz rodou e parou na área de escape na saída da curva 14. O carro ficou em posição exposta.
Em seguida, começou a soltar fumaça e a direção de prova recebeu notificações de possível incêndio. A intervenção dos fiscais se tornou necessária”.

“Conforme o procedimento padrão, quando fiscais entram na pista para recuperar um carro, a direção de prova neutraliza a corrida. Nesse caso, acionamos o safety car virtual até que o veículo alcançasse um local seguro”.

“Encerramos o VSC assim que o carro ficou protegido e a corrida terminou sob bandeira verde”.

FIA agradece fiscais e organizadores

A FIA também elogiou o trabalho da OMDAI e dos fiscais do Autodromo Hermanos Rodriguez. A entidade destacou o comprometimento dos voluntários, que garantem a segurança e o bom andamento de cada evento.

“Agradecemos à OMDAI e aos fiscais locais pelo profissionalismo e pela dedicação. Eles atuam como voluntários, mas exercem um papel essencial para o sucesso e a segurança da Fórmula 1”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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