FIA explica por que Sainz e Leclerc não receberam punições

sábado, 2 de setembro de 2023 às 13:10

Charles Leclerc

A FIA esclareceu em um documento por que nenhuma ação foi tomada depois que Carlos Sainz e Charles Leclerc pilotaram muito devagar durante a classificação da F1 para o Grande Prêmio da Itália.

Sainz e Leclerc guiaram muito lentos durante o Q1 e a FIA informou que investigações seriam realizadas após a sessão. Antes da sessão, a FIA ainda deixou claro às equipes que não deveriam guiar muito devagar. Uma punição pairava no ar, mas nenhuma penalidade ocorreu depois da pole de Sainz e do P3 de Leclerc, afinal.

“Ambos os pilotos permaneceram acima da velocidade necessária para ficar abaixo de 1min41s durante a maior parte da volta, especialmente nas retas. Em ambos os casos, os comissários descobriram que ambos os pilotos se afastaram dos outros pilotos para não atrapalharem”, dizia o comunicado da FIA.

“Os comissários decidiram, portanto, que isso não pode ser visto como ‘pilotagem lenta desnecessária’ e que havia uma razão válida para não cumprirem o limite de tempo. Portanto, foi decidido não tomar nenhuma ação adicional”, concluiu.

Sainz pode, portanto, largar da pole position no Grande Prêmio da Itália de domingo, à frente de Max Verstappen. Leclerc largará da segunda fila do grid com George Russell ao seu lado.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.