FIA explica erro do safety car em Miami

terça-feira, 7 de maio de 2024 às 16:04

FIA

A FIA colocou o safety car na frente de Max Verstappen ao invés de Lando Norris, que liderava a corrida no GP de Miami.

Esse movimento essencialmente deu à McLaren um pit stop livre, permitindo ao britânico manter a vantagem na frente do pelotão. Norris estava na liderança da corrida depois de os que estavam à frente terem parado para colocar pneus novos.

Assim que Norris saiu dos boxes, ele teve uma diferença considerável para Verstappen atrás, que continuou a crescer – a McLaren acompanhando o tempo delta enquanto a Red Bull estava atrás do safety car.

A situação foi corrigida pelo safety car liberando o grid, que então fez uma volta quase inteira e se alinhou atrás da McLaren e do safety car, corrigindo assim a ordem.

“Demoraram para enviar o safety car, então eles ‘erraram’ Lando Norris por cerca de 20 metros”, disse a FIA ao Racing News.

“E então, naquele momento, o controle da corrida decidiu fazer uma volta lenta para reunir todos os carros e permitir que os fiscais iniciassem a recuperação do carro batido, o que não teria sido possível se eles tivessem deixado todos os carros passarem pelo SC diretamente. Então eles esperaram até que todos os carros estivessem reunidos antes de permitir que passassem.”

Assim que a corrida recomeçou, Norris começou a abrir vantagem para Verstappen. Em parte, devido aos pneus mais novos e ao melhor ritmo de corrida de Norris, que havia alongado seu primeiro stint e mesmo assim estava mais rápido que Verstappen antes da troca. O piloto da McLaren acabaria por conquistar a vitória por mais de sete segundos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.