FIA esclarece diretrizes para pilotagem defensiva na Formula 1

quinta-feira, 12 de julho de 2012 às 12:17

F112-hamilton-rosberg-bahrain-domingo615

Conteúdo patrocinado por: allianz-selopatrocinio

Os pilotos da Fórmula 1 receberam novas diretrizes de padrões de pilotagem em relação à defesa de posições, após alguns incidentes controversos no começo deste ano.

Nico Rosberg foi criticado no GP do Bahrain depois de tentar se defender agressivamente dos ataques de Lewis Hamilton e Fernando Alonso durante a corrida.

Os comissários decidiram não tomar nenhuma atitude porque Rosberg havia se movimentado de modo contínuo e nenhuma parte “significativa” dos carros de Hamilton ou Alonso estava ao lado do piloto da Mercedes naquele momento.

Entretanto, com as disputas estando tão acirradas nesta temporada, os pilotos continuaram o debate com a FIA sobre o que é aceitável – e qual é a definição adequada de uma parte “significativa” do carro.

Algumas horas antes do GP da Inglaterra, o diretor de prova da FIA, Charlie Whiting, escreveu a todas as equipes informando as novas diretrizes que serão utilizadas a partir de agora no julgamento de incidentes.

Whiting disse que “qualquer piloto defendendo sua posição em uma reta e antes de qualquer ponto de freada pode usar toda a extensão da pista durante seu primeiro movimento, desde que nenhuma porção significativa do carro tentando passar esteja ao lado do dele. Enquanto estiver se defendendo dessa maneira, o piloto não pode deixar a pista sem uma razão justificável”.

Para esclarecer a situação, ele acrescentou posteriormente: “A fim de evitar dúvidas, se qualquer parte da asa dianteira do carro tentando passar estiver ao lado da roda traseira do carro à frente, isso será classificado como uma ‘porção significativa'”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.